“Workshop” “Arte na Ciência”

Carolina Costa (FCUP) e Joana Costa (Orientadora do “Workshop”)
02/04/2024

No passado dia 21 de março, integrado nas atividades da ExpoCIC, foi realizado um “workshop” de Ilustração e Artes Plásticas, destinado às turmas de 11.º ano do Curso de Biotecnologia, orientado pela designer e ilustradora Joana Costa, ex-aluna do CIC.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Esta atividade concretizou-se no âmbito da Iniciação à Prática Profissional (IPP) da Professora Estagiária Carolina Costa (estudante de Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia da FCUP), pelo que foi organizada pela mesma em conjunto com a Professora Alice Viveiros.

 

O “workshop” teve como principal objetivo estimular a criatividade dos alunos, permitindo a exploração e plasticidade de diferentes materiais para compor ilustrações a partir da desconstrução de imagens relacionadas com a Ciência, abrindo novos horizontes no universo artístico. “Desconstruir para Reconstruir” foi o mote para a atividade, já que esta se baseou em colagens, cânones e contrastes (preto e branco, e alguns apontamentos de cor), sendo experiências frequentes em todo o processo de criação, proporcionando uma linguagem visual bastante forte e consciente.

 

O público-alvo foram, então, os alunos de Biotecnologia, uma vez que se considera fundamental estimular a criatividade e sentido artístico destes alunos, que integram um curso maioritariamente científico, não surgindo esta oportunidade nas suas disciplinas.

 

Relativamente aos resultados, estes mostraram-se bastante interessantes e surpreendentes, tendo sido momentos agradáveis para os alunos, sendo o seu “feedback” bastante positivo. Será, certamente, uma atividade a repetir!

 

 

Carolina Costa (FCUP) e Joana Costa (Orientadora do “Workshop”)

 

GALERIA DE IMAGENS