COMUNICADO À COMUNIDADE EDUCATIVA (ALUNOS, ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO, DOCENTES E NÃO DOCENTES)
Carvalhos 14.09.2020

CONSELHO DIRETIVO
14/09/2020

Caros Membros da Comunidade Educativa!
Como sabem, continuamos a viver uma situação atípica, no que respeita à nossa vida social e profissional, devido a uma pandemia que persiste em manter-se.
Em consequência disso, alterámos rotinas e modificamos formas de trabalho. Felizmente tudo decorreu com muita normalidade nos últimos meses, tendo em conta as circunstâncias.
Agora, neste mês de setembro, em que iniciamos o ano letivo 2020/2021, temos pela frente um novo desafio: qual a nossa forma de estarmos na escola, num momento em que a pandemia continua presente.
(Atualizado o Plano de Contingência e Ação).

 

 

 

INFORMAÇÃO À COMUNIDADE EDUCATIVA (ALUNOS, ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO, DOCENTES)
Carvalhos, 09.09.2020


Caros Membros da Comunidade Educativa!

 

Como sabem, continuamos a viver uma situação atípica, no que respeita à nossa vida social e profissional, devido a uma pandemia que persiste em manter-se.

 

Em consequência disso, alterámos rotinas e modificamos formas de trabalho. Felizmente tudo decorreu com muita normalidade nos últimos meses, tendo em conta as circunstâncias.

 

Agora, neste mês de setembro, em que iniciamos o ano letivo 2020/2021, temos pela frente um novo desafio: qual a nossa forma de estarmos na escola, num momento em que a pandemia continua presente.

 

Como sabem, as diretivas da Tutela é de que teremos aulas presenciais e só em situações excecionais, validadas pela DGS e DGEstE, é que tal situação poderá ser alterada.

 

Assim sendo, e no interesse da saúde de todos nós, temos de ter comportamentos sociais exemplares que nos ajudem a viver e conviver saudavelmente.

 

Dando continuidade à prática do final do ano letivo anterior, todos temos de respeitar as regras estabelecidas no CIC (de acordo com as orientações da DGS).

 

Assim:

 

1- Todos os Professores e Alunos terão de entrar e permanecer no CIC com máscara, como nos últimos tempos;

 

2- Na entrada do Colégio será medida a temperatura (sem registo) a todas as pessoas que entrem nas instalações do CIC (alunos, colaboradores docentes e não-docentes, pais, fornecedores, visitantes). Caso algum encarregado de educação não permita que seja medida a temperatura ao seu educando terá de o manifestar por escrito junto da Direção;

 

3- Cada turma terá uma sala específica nas aulas teóricas. Os alunos terão de ocupar sempre o mesmo lugar, assim como desinfetar as mãos no início e final de cada aula;

 

4- Quando os alunos deixarem a sua sala habitual, para se dirigirem aos laboratórios, para aulas práticas, devem levar, apenas, o material necessário para essa aula prática;

 

5- Os alunos (por anos curriculares) terão a hora de almoço e o intervalo maior, da manhã ou tarde, desencontrados, para evitar aglomeração de alunos no mesmo espaço;

 

6- O almoço será servido na cantina e na sala de convívio, para haver menos alunos por sala. As mesas de refeição terão um acrílico a separar os alunos;

 

7- Os alunos que pretendam a refeição em TAKE AWAY, terão de pagar (sem reembolso) 1 euro por refeição (para o equipamento descartável e reciclável que contém a refeição). Caso pretendam TAKE AWAY terão de comunicar na secretaria e proceder ao respetivo pagamento. As mesas do refeitório só serão utilizadas por novos alunos, após desinfeção do espaço anteriormente utilizado. Esta tarefa está a cargo da Gertal, empresa que fornece as refeições;

 

8- O Bar 3 Colunas deixará de ter mesas e cadeiras. Os alunos que pretendam adquirir alguma coisa no bar só o poderão fazer no intervalo grande (15 minutos) da manhã ou da tarde. A entrada será sempre, e unicamente, pela porta interior (junto ao elevador da cave) e a saída pela porta que dá acesso ao recreio. Os alunos, após serem atendidos, não poderão permanecer no bar;

 

9- Os intervalos entre as aulas serão de 5 minutos, para permitir aos professores deslocarem-se para as salas onde terão aula no tempo seguinte. Durante esses 5 minutos, os alunos podem vir à casa de banho ou ao recreio, mas mantendo sempre o distanciamento recomendado para os restantes colegas;

 

10- O 10º ano terá um intervalo de 15 minutos (entre as 10h35 e as 10h50) para poderem ir ao bar adquirir algo ou comerem o que trazem de casa. Almoçam entre as 12h55 e as 14h, não tendo nenhum intervalo grande da parte da tarde, em que terão 3 aulas;

 

11- O 11º ano terá 3 aulas de manhã, sem intervalo grande, pois o almoço será entre as 11h40 e as 12h55. Da parte da tarde terão 4 aulas, com um intervalo grande de 15 minutos entre as 15h e as 15h15;

 

12- O 12º ano terá 5 aulas de manhã, com um intervalo grande entre as 11h40 e as 11h55. O almoço será entre as 14 e as 15h e terão 2 ou 3 tempos letivos da parte da tarde.

 

13- Estes horários de funcionamento (exaustivamente pensados) são os possíveis para evitarmos aglomeração de alunos no refeitório e no bar;

 

14- Os alunos, quando se dirigirem ao bar ou ao refeitório, terão circuitos de circulação diferenciados, para não se cruzarem e terão de fazer a desinfeção das mãos;

 

15- Do mesmo modo, sempre que se dirijam às casas de banho, terão de desinfetar as mãos. As casas de banho serão ciclicamente desinfetadas pelos nossos serviços de limpeza;

 

16- Antes de entrarem nas salas, Professores e Alunos terão de desinfetar as mãos junto da solução antissética que estará disponível no exterior das mesmas;

 

17- O distanciamento entre mesas na sala de aula será o maior possível, de acordo com a área da sala e o número de alunos da turma;

 

18- No bloco 3, a entrada dos Alunos faz-se, sempre, pela porta do lado sul (junto ao elevador) e a circulação nos corredores faz-se no sentido sul-norte, nas salas a norte dessa escadaria, saindo pela porta do lado norte (junto à secretaria) e no sentido norte-sul, nas salas a sul dessa escadaria, descendo pela escadaria junto aos laboratórios;

 

19- Solicitamos a todos os encarregados de educação que sempre que os seus educandos tenham febre (38º ou superior) não permitam a sua vinda para o colégio e contactem a linha de saúde 24 (808 24 24 24);

 

20- O Plano de Contingência elaborado e comunicado aquando do início da Pandemia mantém-se em vigor.


Todas estas medidas são no sentido de que tudo decorra pelo melhor, salvaguardando a saúde de todos nós. Esperamos a vossa compreensão e desejamos sucesso para o presente ano letivo.


Carvalhos, 09 de setembro de 2020
José Pedrosa
Diretor Pedagógico

 

Plano de Contingência - COVID-19. versão 4.0 de 14-09-2020