Preencha o formulário com os dados que pretende pesquisar e prima o botão "Procurar".
UM LIVRO POR SEMANA: Madrugada Suja
Sugestão de Daniela Castro, 10.º H216/01/2015
De entre todos os livros do autor, escolhi para ler aquele que é considerado a “dissonância” entre estes: o ovacionado “Madrugada Suja”, de Miguel Sousa Tavares.
Madrugada Suja
Nome: “Madrugada Suja“ Autor: Miguel de Sousa TavaresEditora: Clube do AutorModo/género literário: Modo Narrativo/ Romance
De entre todos os livros do autor, escolhi para ler aquele que é considerado a “dissonância” entre estes: o ovacionado “Madrugada Suja”, de Miguel Sousa Tavares. Este livro reflete uma dura crítica do escritor às relações políticas, e não políticas, de um Portugal pós-revolucionário.
A meu ver, o autor expõe-nos a uma experiência de desinquietação, em que quase que sentimos que os apelos feitos às personagens são, na verdade, conselhos para os leitores. Todo livro é escrito sob um lema de “Faz-te à vida”, e o autor não olha a meios para criar adversidades na vida das personagens, fazendo-o sem aviso e sem remorsos.
Este livro retrata um Portugal através dos “bastidores”, mostrando-nos os processos de corrupção e o quanto a vida pessoal das personagens é usada como fator de chantagem. Foi, para mim, impossível prever o que o autor apresentaria de seguida, ninguém tem uma linha de pensamento, por vezes tão perturbada, como este escritor.
Apesar da irregularidade narrativa, é nessas horas que Miguel Sousa Tavares faz valer seu livro e não nos deixa arrepender, nem por um segundo, dessa escolha.
O porquê desta obra ser escrita deste modo tão único? Isso já fica ao cuidado de cada leitor e das descobertas que faz ao longo da sua leitura.
Sugestão de leitura de Daniela Castro, do 10.º H2