As actividades dos Clubes AnimaC
Projeto Educativo
Quando olhamos e pensamos na educação dos nossos jovens, é imprescindível ter no horizonte o futuro. Um futuro dinâmico que se constrói a cada segundo, a cada descoberta e com o contributo de todos nós. Um futuro que inquieta, mas que convida cada jovem a estar preparado para os desafios da inovação, do conhecimento, do mundo tecnológico, mas também dos direitos humanos, da responsabilidade social e ambiental, da interculturalidade, da diversidade, entre outros.
O Colégio Internato dos Carvalhos há mais de um século que decidiu aceitar esta missão de ajudar cada aluno a estar preparado para os desafios que o esperam, tendo sido inovador na forma de educar para o futuro. Hoje, no mundo educativo, reflete-se muito sobre a flexibilidade curricular, a inovação pedagógica e a necessidade de ir ao encontro da especificidade de cada aluno. O Colégio Internato dos Carvalhos desde há muito tempo que procura que estas premissas façam parte do dia a dia na escola, tendo sido pioneiro, na década de 80, na criação dos Cursos com Planos Próprios, permitindo desta forma uma melhor adequação da educação, às necessidades dos alunos e da sociedade.
OPÇÕES ESTRUTURANTES DE NATUREZA CURRICULAR
Assim, no âmbito das Opções Estruturantes de Natureza Curricular, releva-se que os alunos, ao ingressarem no 10.º ano, escolhem uma das cinco áreas de estudo (área de ciências e saúde, área de ciências e tecnologias, área de ciências económicas, áreas de ciências sociais e humanas e área de artes gráficas), proporcionando-lhes, deste modo, experiência(s) de contacto com disciplinas da formação tecnológica afetas a cada um dos cursos de cada área que, potencialmente, os habilitará(ão) a uma escolha mais consciente, refletida e matura do curso no final do 10.º ano.
No final do 10.º ano, os discentes, além da escolha do curso associado a cada uma das áreas de estudo, mediante regras de seriação discriminadas no Regulamento do Funcionamento dos Cursos com Planos Próprios, terão de optar por uma das duas vias – científica ou tecnológica – com as suas especificidades e consoante o perfil do aluno, ou seja, um aluno com um perfil para disciplinas teóricas e saberes científicos poderá optar pela via científica; um outro com um perfil para disciplinas teórico-práticas e saberes técnicos ou tecnológicos, com pendor profissionalizante, poderá optar pela via tecnológica. Com a escolha da via – também ela sujeita a regras constantes do Regulamento do Funcionamento dos Cursos com Planos Próprios –, acredita-se, igualmente, que os alunos farão um percurso académico até ao final do ensino secundário (11.º e 12.º anos) com maior motivação e (des)empenho por estar coadunado ao seu perfil, gostos e interesses, promovendo, a priori, melhores aprendizagens e, consequentemente, sucesso.
Efetivamente, “como as outras somos uma escola, mas não somos uma escola como as outras”, pelo que o Colégio ministra uma formação geral e científica similares aos cursos científico-humanísticos, mas a sua oferta educativa e formativa é diferente e diferenciadora atinente à formação tecnológica de cada área/curso dadas as especificidades dos Planos Próprios.
Outros aspetos que concorrem, também, para uma oferta diferente e diferenciadora, são a formação humana, designada Ser+ (um Projeto de Vida com Sentido), em que as várias dimensões da Cidadania e Desenvolvimento são trabalhadas, bem assim como a dinamização de atividades extracurriculares e projetos de natureza multidisciplinar, como é o caso, a título ilustrativo, da JAP (“Junior Achievement Portugal”) e do Erasmus+, ou no âmbito de DAC (Domínios de Autonomia Curricular).
Hoje, tal como no passado, o Colégio dos Carvalhos procura educar, olhando para as exigências do futuro, pelo que apresenta uma proposta educativa alicerçada nos valores humanos, consignados no Ideário dos Colégios Claretianos, bem como no desenvolvimento integral do aluno, através do desenvolvimento de competências transversais e do conhecimento.
“Missão – Somos uma comunidade educativa, com identidade Cristã Claretiana, que desperta e promove o desenvolvimento integral da pessoa humana.
Visão – Queremos ser uma Escola de referência, inovadora, aberta e comprometida com a comunidade envolvente, em missão partilhada, com um projeto educativo de matriz cristã, atenta ao que, em cada momento, for mais urgente, oportuno e eficaz.”
O desenvolvimento integral da pessoa humana encontra-se espelhado no perfil de competências definido pelo Colégio como o perfil do aluno CIC.
Neste, o aluno não só deve ser o protagonista do processo educativo, mas seu agente, estando implicado, envolvido e ativo no seu modo de ensino aprendizagem.
Tendo em conta este olhar o Futuro, a Matriz Cristã e Claretiana do Colégio, e a identidade CIC, o Projeto Educativo do Colégio Internato dos Carvalhos para os anos letivos 2019/20, 2020/21 e 2021/22, assenta no lema “Uma Escola de Futuro com Valor(es)”.
Procuraremos dar continuidade, nestes três anos letivos, ao compromisso que assumimos de, juntos, criarmos uma verdadeira comunidade comprometida com a pessoa de cada aluno, de cada encarregado de educação, de cada educador, mantendo a coerência no sentido de consolidar os princípios e valores promovidos nos últimos anos.
Esta proposta resultou de uma reflexão profunda dos pressupostos considerados fundamentais para (re)construção de uma autêntica Comunidade Educativa onde todos, sem exceção, cresçam como pessoas, motivados para enfrentarem os desafios do futuro e capazes de materializar, no concreto das suas vidas, os princípios da nossa identidade cristã: uma Comunidade Educativa animada pela alegria e pela esperança cristã, à semelhança do nosso Patrono, Santo António Maria Claret.
Santo António Maria Claret foi um homem ao serviço da comunidade, um homem de missão, que procurou deixar a sua marca no mundo. Gostaríamos que os nossos jovens crescessem inspirados por este homem e pelo seu espírito de missão, companheirismo e serviço. Desta forma, subjacente ao lema do Colégio para os próximos anos – “Uma Escola de Futuro com Valor(es)” –, e tendo em conta a nossa identidade, associamos aos valores humanos, valores cristãos e claretianos, assumindo um lema Pastoral, comum aos Colégios Claretianos da Província de Fátima: “Crescer com Claret”.