Preencha o formulário com os dados que pretende pesquisar e prima o botão "Procurar".
UM LIVRO POR SEMANA: Poesia e Prosa
Sugestão de Mariana Pinho, 11.º D07/04/2015
No âmbito do Projeto de Individual de Leitura da disciplina de Literatura Portuguesa, escolhi a antologia poética de Eugénio de Andrade “Poesia e Prosa”.
Poesia e Prosa
Título: “Poesia e Prosa”Autor: Eugénio de Andrade Editora: Modos de lerModo/género literário: lírico
No começo, estes poemas poderão ser complicados de entender, visto Eugénio de Andrade ter colocado nestes mesmos um toque de ambiguidade, ou seja, um poema pode ter mais do que um significado e isso pode levar a vários tipos de interpretações e fazer confusão ao leitor. Para quem gosta de enigmas, então os poemas de Eugénio de Andrade são ótimos. Para quem não gosta, estes poemas também nos dão uma visão fantástica de como é que é o mundo visto por Eugénio de Andrade.
Esta antologia foca-se essencialmente em temas como o sofrimento de não conseguir estar com a amada, que está sempre presente no “eu” poético ao longo de alguns dos seus poemas. “Adeus” e “As Palavras Interditas” são dois poemas que analisei e estudei que demonstram exatamente isso.
Aprecei muito ler esta obra, visto que pude entender melhor o universo de Eugénio de Andrade: em alguns dos seus poemas, satiriza muito a sociedade burguesa e “favorece” os mais desfavorecidos.
Um aspeto importante nos poemas de Eugénio de Andrade é a coloquialidade que a sua poesia nos transmite.
És fã de enigmas? Gostarias de saber mais sobre o mundo de Eugénio de Andrade?
Não te acanhes. Se pensas que poesia é aborrecida, esquece. Esta pode ser muito divertida e também muito educativa.
Sugestão de leitura da aluna Mariana Pinho, 11.º D