Preencha o formulário com os dados que pretende pesquisar e prima o botão "Procurar".
UM LIVRO POR SEMANA: Anos 70 – poemas dispersos
Sugestão de Catarina Romariz, 11.º LR01/03/2016
“Anos 70 – poemas dispersos”, de Alexandre O´Neill, é um livro que contém poemas soltos que retratam diversos aspetos da sociedade atual...
Anos 70 – poemas dispersos
Nome: “Anos 70 – poemas dispersos”Autor: Alexandre O´Neill Editora: Assírio & AlvimModo/género literário: Lírico/Poesia
“Anos 70 – poemas dispersos”, de Alexandre O´Neill, é um livro que contém poemas soltos que retratam diversos aspetos da sociedade atual, como a opressão (“Opressão – página 43), a corrupção dos órgãos militares (“Cartilha aberta ao Major Otelo Saraiva de Carvalho” – página 75 a 76) ou até mesmo a emigração (“O Emigrante” – página 24).
Os ideais do autor são visíveis, até porque esta é uma obra que critica os costumes ou ideias das pessoas de uma forma satírica e humorística. Assim o que me cativou nesta obra foi a diversidade temática dos poemas, devido à compilação de poemas relacionados com o amor (“Tropeço de Ternura por Ti” – página 89), sobre a infidelidade de uma rapariga, que traiu o sujeito poético ao final de algum tempo de relação (“A uma Ingrata...” - página 34 a 35) ou até mesmo o facto de alguém ser solteiro é humoristicamente criticado, pela maneira como as pessoas retratam este estado civil (“Solteirice” – página 68).
O título é fiel à obra, dados os textos de Alexandre O´ Neill que compõem este volume nunca terem sido incluídos nos seus livros, à exceção de dois. Esta obra tem meramente 142 páginas e não há qualquer unidade temática, tornando-os independentes da restante obra do autor.
Em suma, o escritor tem um modo de escrita simples, crítico e observador do que o rodeia, tornando a obra bastante atual. Esta foi uma das melhores obras poéticas que li e recomendo a todos os leitores que gostem de poemas satíricos a sua leitura.
Sugestão de leitura da aluna Catarina Romariz, do 11.º LR