Preencha o formulário com os dados que pretende pesquisar e prima o botão "Procurar".
UM LIVRO POR SEMANA: Guia para um final feliz
Sugestão de Ana Sousa26/10/2016
«Guia para um final feliz» é um livro que nos oferece uma visão sobre sentimentos de perda, depressão e amor, relatando o regresso de Pat Peoples à normalidade depois de ter permanecido numa instituição psiquiátrica.
Guia para um final feliz
Nome: «Guia para um final feliz» Autor: Matthew Quick Editora: Editorial Presença Modo/género literário: romance
De facto, Pat Peoples esteve internado, devido a um traumatismo grave, por vários anos. Após a sua saída, tinha como missão o autoaperfeiçoamento numa tentativa de acabar com o tempo de separação que existia entre ele e a sua mulher, Nikki. Ninguém em sua casa fala sobre ela ou sobre o tempo que Pat passou fora, de acordo com as ordens do seu novo psiquiatra. À medida que os dias vão passando, apercebe-se de que esteve ausente quatro anos e que, durante esse tempo, muitas coisas mudaram. Este acaba por conhecer Tiffany, familiar do seu melhor amigo, que perdeu o seu marido e, desde então, tem sofrido de problemas mentais. Através dela, descobre que a sua mulher se divorciou dele pouco depois de ter sido internado e voltou a casar, o que o deixa destroçado. Tiffany e Pat apoiam-se mutuamente e tentam reconstruir as suas vidas.
Do meu ponto de vista, é um romance muito interessante, comovente e cativante que superou as minhas expectativas. A história é apresentada através do diário de Pat, o que permitiu, ao autor (Matthew Quick), conseguir transmitir a confusão que o assombra e o esforço necessário para se controlar e lidar com a sua doença. Apreciei bastante a mensagem passada ao longo da leitura: devemos ter sempre uma réstia de esperança para um futuro melhor.
Em suma, aconselho a leitura deste livro pela história que relata e pelo pensamento positivo sempre presente, que mostra que nunca é tarde para mudar, para lutarmos pelos nossos sonhos e por quem amamos.
Sugestão de leitura da aluna Ana Margarida Guedes Sousa.