Durante o dia três do mês de março, realizou-se o 1.º Encontro entre as CPCJ e o MP, promovido pela Procuradoria-Geral Distrital do Porto, no Auditório Maria Claret.
O Colégio Internato dos Carvalhos celebrou, no ano transato, um protocolo com a Procuradoria-Geral Distrital do Porto onde se estabeleceram as bases da colaboração a desenvolver, designadamente nos domínios da formação e investigação, desenvolvimento de projetos, acolhimento de estágios curriculares e organização de palestras e seminários, visando o desenvolvimento das capacidades científico-pedagógicas e de formação dos nossos alunos. Foi neste âmbito que duas alunas do Curso de Assessoria Jurídica e Documentação desenvolveram o seu plano de Formação em Contexto de Trabalho (FCT), assumindo a responsabilidade de colaborar na organização do 1.º Encontro entre as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e o Ministério Público (MP), promovido pela Procuradoria-Geral Distrital do Porto.
Dotar os nossos alunos de ferramentas que lhes permitam elevar as suas capacidades, criando-lhes oportunidades para potenciar competências, resume o intuito pedagógico que atribuímos às propostas que fazemos aos nossos alunos no Colégio, em geral, e no curso de Assessoria Jurídica e Documentação, em particular.
Para a Beatriz Sacramento e para a Sofia Ferreira, do 12.º AJ, foi uma oportunidade ímpar para desenvolver proficiências ao nível da iniciativa, compromisso, organização, responsabilidade e resolução de problemas.
Os elogios públicos proferidos às professoras e alunas envolvidas no projeto pela Procuradora Geral Distrital do Porto na pessoa da Dr.ª Maria Raquel Desterro, na presença da Procuradora Geral da República, Dr.ª Joana Marques Vidal, do Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça Armando Leandro, presidente da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens, e do Diretor Pedagógico do CIC, Dr. José Pedrosa, na sessão de encerramento, à nossa colaboração são um reconhecimento e incentivo à continuação das práticas pedagógicas diferenciadoras.
A ligação entre o CIC e o mundo real, matriz dos nossos planos curriculares próprios, gera motivação acrescida na procura de novas metodologias de trabalho, com resultados mais eficazes e reveladoras da nossa Identidade Claretiana.
As professoras
Maria José Queirós e Teodora Barbosa
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