Jogos SER+ SEM FRONTEIRAS - Por um mundo unido, solidário, sem racismo e contra a indiferença

A equipa responsável do Projeto SER+ do ensino básico
05/04/2017

Nas últimas sessões do 2.º período, no âmbito do Projeto SER+, todas as turmas do ensino básico refletiram sobre o tema da Multiculturalidade.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato

Jogos SER+ SEM FRONTEIRAS - Por um mundo unido, solidário, sem racismo e contra a indiferença


Nas últimas sessões do 2.º período, no âmbito do Projeto SER+, todas as turmas do ensino básico refletiram sobre o tema da Multiculturalidade.

Dentro desta temática, os alunos reconheceram a existência de uma grande diversidade cultural, que se traduz em diferentes comportamentos e atitudes. Para além disso, procuraram-se sistematizar algumas ideias, ajudando os alunos a compreender que essa diversidade não pode nem deve constituir um obstáculo à comunicação e ao entendimento entre as pessoas, mas ser, antes, um elemento enriquecedor de todos e de cada um, na construção de atitudes de respeito, colaboração, tolerância e aceitação face aos outros.

Reconhecendo a existência de diversos problemas sociais nos dias de hoje, relacionados com a diversidade (por exemplo, racismo, intolerância, indiferença, “bullying”,…), procuramos que esta temática tivesse um momento celebrativo que permitisse aos alunos, através de uma experiência concreta de relacionamento interpessoal, perceber que, apesar das diferenças, é possível lutarmos pelos mesmos objetivos e atingirmos, em conjunto, o sucesso.

Neste sentido, partindo da analogia entre o Desporto e a Vida, realizámos uma atividade conjunta, no dia três de abril, durante a tarde, nos espaços desportivos do ensino básico, intitulada “Jogos SER+ Sem Fronteiras - Por um Mundo UNIDO, SOLIDÁRIO, SEM RACISMO e CONTRA A INDIFERENÇA”. O objetivo principal foi demonstrar que o espírito de equipa, de solidariedade, de entreajuda, de união e de respeito pelas diferenças são valores que, postos em prática, permitem ultrapassar as dificuldades e obstáculos, e atingir o sucesso.

Foi uma tarde para sempre recordar, mas, acima de tudo, foi um momento que, certamente, tornou todos e cada um pessoas mais completas e mais atentas ao mundo que nos rodeia, mundo que, cada vez mais, exige de nós uma atitude de respeito, tolerância e de entreajuda.

Por último, uma palavra de felicitações a todos os alunos pelo empenho e entusiasmo que colocaram em cada uma das estações que tiveram que ultrapassar, a todos os orientadores do projeto SER+ pela envolvência e entusiasmo com que trabalharam com os alunos ao longo das últimas sessões, aos professores de Educação Física pela organização de toda a logística dos jogos, aos alunos do curso de Animação Sócio-Desportiva pelo precioso contributo na orientação e monitorização de cada equipa nas respetivas estações e à Equipa de Luz e Som pela animação durante os jogos. Sem o empenho de todos, isto não seria possível.

As fotos que acompanham este texto são uma pequena amostra do que foi esta magnífica tarde. Foi uma forma diferente de promover uma verdadeira educação para os valores.

Esta atividade é uma prova de que estamos a caminhar na direção certa, de que uma educação para os valores é cada vez mais um elemento diferenciador na formação dos jovens e, ao mesmo tempo, uma marca na nossa identidade enquanto “escola de pessoas com projetos de vida com sentido”, foi com esta mensagem final que terminaram os “Jogos SER+ Sem Fronteiras por um Mundo…” deixada a todos pelo Pe. José Maia, Presidente da Direção do CIC.


A equipa responsável do Projeto SER+ do ensino básico


 

GALERIA DE IMAGENS