Preencha o formulário com os dados que pretende pesquisar e prima o botão "Procurar".
UM LIVRO POR SEMANA: Casa do Pó
Sugestão de Rafael Marques10/07/2017
Este livro fictício (embora com personagens reais) situa-se em Portugal no século XVI. Retrata a vida de Frei Pantaleão de Aveiro, que desconhece a sua ascendência e origens, contudo vai desvendá-la lentamente, com a ajuda de um medalhão que traz ao peito desde sempre.
Casa do Pó
Nome: “Casa do Pó” Autor: Fernando Campos Editora: Objectiva Modo/género literário: Narrativo/ Romance Histórico
Inicialmente, é retratada a viagem de Frei Pantaleão a um novo convento. Os pensamentos que surgem e a curiosidade de descobrir a sua verdadeira identidade (“Não sei onde fui criado na minha primeira infância, não conheço sequer qual a terra onde nasci.” - pág.14) são despertados pelo medalhão que levava ao peito, uma vez que poderia conter vestígios da sua identidade e pelo facto de lhe não ser permitido abrir o medalhão de ouro (“Quem me havia pendurado ao pescoço um medalhão com uma relíquia de São Pantaleão?... “ - pág.36).
É retratado também a dificuldade de adaptação a este novo convento e as rotinas no mesmo (“Custou-me muito a adaptar-me aos novos companheiros, aos novos mestres... Sentia-me isolado, mais só...” - pág.21). Nesta parte inicial, a sua leitura torna-se um pouco aborrecida por ser demasiado descritiva.
O segredo é desvendado no final do romance pelo mestre Jacob (pai adotivo) (“Depois de se ter ouvido o relato dos principais factos, na puridade majestosa e grave, que precede a morte, da confissão do mestre Jacob!...” - pág.404). Sendo assim, Pantaleão fica a saber da sua verdadeira identidade e fica a perceber a razão de tanto mistério.
Ao longo deste livro, vamos assistindo à viagem do Frade na busca das suas origens e à criação de novas amizades, e com a existência de diálogos, a leitura tornou- se mais interessante assim como esperava inicialmente, correspondendo às minhas expectativas.
Em suma, a descoberta da sua identidade revelou-se uma história dramática que abalou a vida do Frei.
Sugestão de leitura do aluno Rafael André Guedes Marques, do 10.º H2.