Preencha o formulário com os dados que pretende pesquisar e prima o botão "Procurar".
Visita ao Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso
Joana Maia, 11.º AG16/11/2018
No dia 13 de novembro, os alunos do 10.º e 11.º anos do curso de Artes Gráficas visitaram, durante a manhã, em Amarante, o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso e, à tarde, o Museu Municipal de Penafiel.
Enquanto a primeira paragem da visita de estudo se focalizou na arte portuguesa moderna, de que as várias obras do museu ilustravam, o segundo espaço museológico que visitámos dedicava-se à identidade e à arqueologia da cidade Penafiel, situada no distrito do Porto, na região do Norte e sub-região do Tâmega e Sousa.
Marcada por vários fatores memoráveis, tendo como exemplo o momento em que vimos ao vivo e a cores os célebres “diabos de Amarante”, a nossa ida ao Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso foi gratificante. Tivemos o prazer de ver obras ilustres deste pintor amarantino (a principal referência do museu, um artista notável que, ao longo da sua carreira, percorreu diversos movimentos artísticos como o Cubismo, a Abstração e o Futurismo), de António Carneiro, de Júlio Resende, de Manuel Cargaleiro, de Nadir Afonso, de Vieira da Silva e de José Guimarães. Porém, parece importante sublinhar que também o edifício, um antigo convento dominicano, reúne várias tendências da Arquitetura Portuguesa nos últimos séculos e é, por si só, digno de ser contemplado.
Já o Museu Municipal de Penafiel, situado em pleno centro histórico da cidade, é outro edifício emblemático que acolhe agora visitantes ansiosos por desfrutarem do espaço amplo de exposição e dos dinâmicos suportes multimédia, que fizeram da nossa visita uma experiência muito mais animada.
Quando demos por ela, a visita tinha chegado ao fim e este dia, recheado de aprendizagens culturais, históricas e artísticas, tinha passado. Resta-nos agradecer aos professores Nuno Cordeiro e Tibério Ribeiro por nos terem acompanhado e pela oportunidade que nos foi propiciada.
Joana Maia, 11.º AG