A visita teve como objetivo aprofundar os conhecimentos dos alunos em vários aspetos, tais como: Tecnologia 4.0, “Big Data”, entre outros.
A “Wipro Technologies” é uma empresa indiana de tecnologia de informação, consultoria e serviços de processos de negócios que, atualmente, está espalhada por cerca de 60 países com mais de 160 000 funcionários dedicados aos pedidos dos clientes em seis continentes.
Durante várias semanas, foi demonstrado um grande interesse por parte dos alunos em visitarem uma empresa para terem uma noção de como, talvez, será o seu futuro. A saída ocorreu às 8h30 da manhã, e, quando chegámos à “WIPRO”, fomos muito bem acolhidos.
A visita dividiu-se em duas partes. Na chegada, fomos direcionados para uma sala, onde tínhamos à espera uma apresentação orientada por parte de duas pessoas, André Alves – “Business/System Consultant” – e Marco Flores – “Global Head of Competency!”.
Foram abordados durante a apresentação vários temas, tais como:
- Quem somos;
- O que fazemos;
- Tipos de serviços disponibilizados;
- Países por onde a “WIPRO” está distribuída.
A apresentação foi bastante interativa entre interlocutores – alunos, que colocavam questões, desafios e, no fim, tivemos a oportunidade de tirar as nossas dúvidas, e os interlocutores, que responderam a tudo.
Já na 2.ª parte, a turma foi dividida em dois turnos. O primeiro turno visitou todos os andares da “WIPRO”, enquanto o segundo turno ficou numa sala de jogos na qual os funcionários costumam descontrair durante os tempos livres. Nesta sala, foi oferecido um lanche a todos os alunos. No fim da visita por todos os andares, os turnos trocavam.
Visitámos três andares, onde cada setor do andar representava um cliente. Alguns setores estavam completamente restritos, pois foi pedido pelo próprio cliente para a informação ser confidencial. Estes clientes são bastantes conhecidos globalmente. Estamos a falar da “Airbus” e da “Appirio” e, com isto, não pudemos passar além da porta destes clientes.
Já outros clientes, como “Primark”, não eram restritos, e conseguimos ver os funcionários a trabalharem nos projetos para os mesmos.
Por último, o 3.º andar pertencia ao setor financeiro da empresa e aos gabinetes dos diretores. Durante todo o percurso, percebemos que algumas secretárias estavam vazias e decidimos questionar o motivo para tal, e foi- nos dito que, como muitos dos clientes são estrangeiros, os funcionários tinham de viajar para o país dos clientes durante umas semanas para conversarem com os mesmos e perceberem a realidade dos mesmos. Naquele momento, havia funcionários espalhados por todo o mundo: Reino Unido, África do Sul, Brasil, EUA, entre muitos outros. Alguns dos funcionários estavam noutros países para também apresentarem projetos aos clientes, dando a conhecer o que a “WIPRO” pode fazer.
Depois de os dois turnos terem visitado a empresa, estava na hora de nos dirigirmos de volta para casa. Mas antes, tirámos umas fotografias que retratam a nossa felicidade depois de termos visitado esta instituição.
Por fim, agradecemos ao Colégio por nos ter proporcionado esta viagem e um especial obrigado a quem nos recebeu.
Roberto Nogueira, do 11.º IF