Ainda antes de chegar a Madrid, foi realizada uma paragem em Ávila para almoço. Nesta paragem, os alunos puderam contactar com a história e a cultura da cidade, observando as suas muralhas e as suas ruas, bem como conhecendo um pouco mais sobre esta cidade espanhola.
No final do primeiro dia, chegaram ao destino. No dia seguinte, a turma teve a oportunidade de visitar o centro cultural “La Casa Encendida”, o Museu Rainha Sofía e o Museu Thyssen Bornemiza. Foi muito importante para a cultura artística destes alunos contactar com os grandes mestres, como Picasso e Dalí, e observar de perto as suas maiores obras. Tanto as exposições permanentes como as temporárias que visitaram permitiram-lhes abrir os seus pensamentos quanto à definição de arte e aumentar a sua cultura.
Realmente o ponto alto da visita foi a ida à “ARCO”, uma feira de Arte Contemporânea que decorre anualmente em Madrid. Desde logo, as grandes instalações onde esta decorria criaram, na turma, espanto, que, de facto, foi a mais verdadeira emoção para mostrar a grandiosidade que envolvia a feira. Com vários departamentos, vários artistas de inúmeros países e diversas obras concretizadas a partir de diversos materiais, a feira proporcionava o que de melhor o mundo artístico possuía para oferecer. A “ARCO”, todos os anos, tem um país convidado. Em 2019, o país convidado foi o Peru, pelo que havia um maior destaque às obras e galerias originárias desse país. A tarde desse dia de visita foi, por isso, uma mais-valia para os estudantes que aprenderam bastante com a observação das mais variadas obras e recolheram ideias que, posteriormente, lhes poderão ser valiosas.
No último dia, após saída de Madrid, foram realizadas duas paragens. A primeira deu-se no “Vale de los Caídos”. O edifício é grandioso do ponto de vista arquitetural. A beleza da paisagem que o rodeava também era bela e grandiosa. Os alunos gostaram muito desta paragem. Por fim, antes de terminar a visita, a turma parou em Salamanca onde visitou a Casa Lis, Museu de Arte Nova e Arte Déco. O museu, que, como o nome indica, contém peças apenas de dois períodos da história da arte, permitiu uma maior compreensão sobre as obras realizadas na época.
Em suma, os estudantes sentem-se muito gratos aos professores Nuno Cordeiro e Rui Tibério por se terem disponibilizado a acompanhar o grupo nesta viagem e também ao Colégio por proporcionar a atividade. Os dias que passaram em visita de estudo foram inesquecíveis. Afinal, a visita será sempre recordada como a viagem do secundário na qual contactaram com a arte e aprenderam um pouco mais através da observação de quadros de mestres e de obras utilizando materiais diferenciados.
Os alunos do 12.º AG