Preencha o formulário com os dados que pretende pesquisar e prima o botão "Procurar".
UM LIVRO POR SEMANA: Dispersão
Sugestão de leitura da aluna Sofia Mota12/04/2019
“Dispersão” é uma antologia constituída por doze poemas que, apesar do título contraditório, apresenta obras líricas que funcionam como uma sequência entre si.
Separação em diferentes partes é o significado da palavra escolhida por Mário de Sá-Carneiro para ocupar o local da designação do livro, o que é incompatível com o conteúdo, uma vez que considero que, à medida que vamos lendo os poemas, ficamos a perceber melhor a situação em que o sujeito poético se encontra e a temática da obra completa.
Em todo o livro, mas especialmente nos poemas que selecionei (“Quase” e “Além-Tédio”), podemos observar que o sujeito lírico se encontra num estado de desgaste, melancolia e angústia, não conseguindo valorizar tudo o que o rodeia e até mesmo a sua própria vida. Através da gradação crescente presente nos títulos dos poemas, desde “Partida” (nome do primeiro poema) até “A Queda” (nome do último poema), apercebi-me de que era possível constatar um agravamento dos problemas emocionais do sujeito poético, bem como a introdução de conceções suicidas (“E giro até partir... Mas tudo me resvala / Em bruma e sonolência […] / Não me pude vencer, mas posso-me esmagar […]” – poema A Queda), pelo que é viável relacionar a vida pessoal do escritor com as ideias que transmite para o papel.
Recomendo a leitura desta antologia, visto que se insere numa corrente literária diferente do Romantismo e também porque reconheço que, a partir desta obra, conseguimos perceber um pouco melhor a inadaptação de Mário de Sá-Carneiro ao mundo e a procura incessante do verdadeiro “eu”.
Nome: Dispersão Autor: Mário de Sá-Carneiro Editora: Public Domain Book Modo: Lírico
Sugestão de leitura da aluna Sofia Mota, do 11.º LR