O dia 28 de novembro começou bem cedo para os alunos do Curso de Património e Turismo, acompanhados pelas professoras Dina Vieira e Emília Macedo. Foi uma visita muito enriquecedora, pois os alunos tiveram a oportunidade de visitar três importantes recursos que fazem o turismo prosperar. Deste modo, visitaram uma unidade de alojamento, o Eurostars de Matosinhos; e duas atrações ligadas aos transportes, considerados monumentos de grande atratividade: o farol de Leça da Palmeira e, por fim, o Terminal de Cruzeiros de Leixões.
Durante a parte da manhã, os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre o funcionamento e operacionalidade do mais recente empreendimento hoteleiro de Matosinhos, o Eurostars, classificado como Hotel de quatro estrelas. Divididos entre a perspetiva do profissional e do hóspede, os alunos constataram ser um excelente espaço para desfrutar de relaxantes momentos de lazer, perto da belíssima praia de Matosinhos.
O último Farol Português a ser construído durante o século XX foi visitado pelo grupo durante a parte da tarde. No Farol de Leça da Palmeira, puseram-se as vertigens à prova e descobriram-se histórias e outros factos interessantes sobre o seu funcionamento.
Visitaram, por fim, o Novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, uma obra relativamente recente do arquiteto Luís Pedro Silva. Foi, essencialmente, inspirado em elementos marítimos e na vida marinha, como pudemos verificar nos azulejos, que remetem os visitantes para as escamas de peixes, e toda a construção exterior que faz lembrar os tentáculos de um polvo. Apesar de ser uma estrutura recente, já foi, orgulhosamente, nomeado e premiado com o Prémio Internacional de Arquitetura e “Design” da "AZ Awards", tendo sido selecionado entre 826 projetos de mais de 50 países.
Apesar do seu foco principal ser o acolhimento de navios de cruzeiro, este imponente edifício também aposta na organização de eventos, alguns deles muito mediáticos, e acolhe o CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto.
Os alunos desembarcaram no CIC muito mais enriquecidos!
David Pinto e Juliana Cardoso, do 12.º PT