Casa-Museu de Camilo recebeu o 11.º AJ, LR e PT

Maria Mendes e João Santos, do 11.º AJ
20/01/2020

No passado dia 10 de janeiro, os alunos do 11.º ano da Área das Ciências Sociais e Humanas deslocaram-se, com os docentes Fernando Carvalho, Paulo Pereira e Pedro Figueiredo, e realizaram uma visita de estudo à Casa-Museu de Camilo e ao Centro de Estudos Camilianos, situados em S. Miguel de Seide (Vila Nova de Famalicão), no âmbito do estudo de “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco, na disciplina de Português.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

A deslocação dividiu-se em duas partes. Visitou-se, com a ajuda de dois guias simpáticos e competentes, a Casa-Museu onde Camilo Castelo Branco habitou os seus últimos 25 anos de vida e visualizou-se o documentário biobibliográfico “Camilo e as Outras Vozes” no Centro de Estudos Camilianos.


Efetivamente, esta aula de campo permitiu aos alunos do CIC perceber o enquadramento, a época e os costumes desta fase da vida do escritor, bem como perceber a importância de Ana Plácido, com quem Camilo partilhava a secretária e a vida, como fonte de inspiração.


Em S. Miguel de Seide foi criada grande parte da obra de Camilo Castelo Branco, correspondendo a um período da vida do escritor contrastante com o seu passado mais conturbado, marcado quer pela boémia quer pela clausura, bem assim como ao palco do fim de vida agonizante e dramático que o levou a optar pelo suicídio ocorrido na sala de estar que visitámos.


Concluindo, a visita de estudo foi relevante, pois deu oportunidade aos alunos desta área de apr(e)enderem uma importante fase da vida de Camilo Castelo Branco, que foi o primeiro profissional das letras da Península Ibérica, além da relevância literária e histórico-cultural da sua vasta obra.

 

 

Pelos alunos Maria Mendes e João Santos, do 11.º AJ

 

GALERIA DE IMAGENS