O Diário de uma visita de estudo à Holanda

Alun@s do 12.º AJ
15/04/2020

Querida Anne,
Não sabemos onde te encontras, nem como estás. Queremos acreditar que estás para além da maldade do mundo. Se permanecesses aqui, celebravas este ano as tuas 90 primaveras. 90 voltas ao sol, Anne!

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

Não havia outra opção que não fosse celebrar-te! Não se faz 90 anos todos os dias! Sabemos que festas eram algo que te fascinava, não deixavas uma data especial em branco, e nós decidimos seguir-te os passos.

“Sábado à tarde foi a festa dos meus anos… Fartámo-nos de fazer tolices e estivemos divertidíssimas…” in “Diário de Anne Frank”

Neste sentido, os Países Baixos pareceram-nos a melhor opção de destino para esta viagem de celebração. Sim, decidimos ir ao país onde passaste a maior parte da tua infância, na esperança de reaver na memória a história da tua inocência roubada. A visita ao teu anexo, que tão bem conhecíamos através do teu diário, não podia faltar na nossa lista e, como somos alunos de Direito e de História, aproveitamos esta oportunidade para conhecer os grandes Tribunais de Direito Internacional, criados após o fim do teu pesadelo, o Holocausto e a 2.ª Guerra Mundial.

Viajamos dia 23 de fevereiro de 2020. Como o avião se atrasou, só embarcámos 4 horas depois. A ansiedade era enorme, a vontade de lá chegar sufocava-nos de alegria. Como chegámos já ao fim do dia, não havia muito para ver, apenas a perceção de que estávamos a sobrevoar um país lindíssimo. Jantámos, seguimos para o Hostel em Roterdão onde ficamos hospedados. Esperavam-nos dias repletos de entusiasmo: as aulas de Direto Internacional nos Tribunais do Mundo, locais onde os mais ousados anseiam, talvez um dia, exercer alguma função.

Durante a manhã seguinte, tivemos o privilégio de assistir a uma aula lecionada por um dos guias do Palácio da Paz onde funciona o Tribunal Internacional de Justiça, aprendendo e revendo conhecimentos acerca da sua fundação, história e funcionamento.

Durante a tarde, o destino foi o Tribunal Penal Internacional - local onde se julgam os maiores conflitos e crimes cometidos por indivíduos contra a Humanidade. A aula foi dada com visão para a sala de julgamentos, voltando a alimentar-se a ambição de querer exercer o Direito em nome dos mais oprimidos.

Voltamos ao Tribunal Internacional da Justiça na quarta-feira, dia 26. A sala de julgamentos é linda. De uma graciosidade enorme, cheia de vitrais e candelabros vistosos. De uma imponência arrepiante que insiste em lembrar-nos de que este órgão da ONU, único que não funciona em Nova Iorque, resolve litígios entre Estados, na busca da manutenção da paz e da harmonia mundial. Foi algo memorável e que iremos levar para a vida.

A aula de Direito Internacional foi ministrada pela Auxiliar Jurídica do juiz brasileiro, indicado pela América Latina, António Augusto Cançado Trindade. A perceção que nos foi dada acerca do Tribunal, e do trabalho desta jurista chilena, só nos deixou cada vez mais conscientes do papel do Direito e daqueles que o exercem em nome da Justiça, da Liberdade e da Paz.

Na terça-feira dia 25 de fevereiro, fomos visitar o espaço que foi a tua casa durante dois anos. Devemos dizer-te que fomos muito bem recebidos pela equipa responsável por perpetuar a tua história e, apesar de a conhecermos muito bem, fomos convidados a assistir um vídeo sobre a tua curta vida. Nesta sala, foi-nos proporcionada uma viagem ao passado, ao teu tempo.

Tivemos a oportunidade de analisar a responsabilidade de cada pessoa que esteve envolvida na Segunda Guerra Mundial, em particular no fenómeno do Holocausto, desde o maquinista do comboio que vos levou para os campos de concentração aos guardas que lá se encontravam até aos agentes imobiliários que esvaziaram a vossa casa depois da denúncia. Saímo-nos bem!

Não é possível pensar em tudo o que viveste sem sentir a tua presença, sobretudo quando fazemos a visita ao anexo. Ficámos estarrecidos com as medidas do espaço, que tão bem descreveste, sobretudo ao pensar que quase não te podias mexer no teu próprio quarto com a possibilidade de alguém te ouvir cá em baixo no escritório.

“quem, há três meses, teria adivinhado que a Anne, sempre tão mexida, tinha de estar tanto tempo quieta numa cadeira sem falar?” - In “Diário de Anne Frank” - 1 de outubro de 1942

“(…) do que estar todo o dia quieta, sem poder falar. Tu não podes imaginar quanto isto me custou a mim, que tanto gosto de palrar. Vulgarmente já somos obrigados a falar muito baixinho. Mas não falar mesmo nada e ficar todo o dia sem me mexer, acho que é dez vezes pior! Tinha o rabo espalmado e nem o sentia! – in “Diário de Anne Frank” - 29 de setembro de 1942

A entrada no anexo, principalmente aquelas escadas, transportam-nos para uma outra dimensão. Ver e presenciar, andar sobre o soalho que pisaste durante aquele tempo em que deixaste de ser uma criança e passaste a ser uma mulher adulta é indescritível.

Ver o teu quarto, muito mais pequeno do que aquilo que pensámos que era, arrepiou-nos! Tal como tu, adoramos ver filmes e ver que tu partilhaste da mesma paixão, visível naquelas fotos espalhadas pelas paredes - confessamos que nos aproximou mais um bocadinho de ti.

E a janela do sótão…

“(...) Vou todas as manhãs ao sótão onde o Peter trabalha e onde respiro ar fresco. Do meu lugar favorito no chão vejo um pedaço de céu azul e o castanheiro sem folhas… mas vi também um pedaço de Amesterdão: olhei sobre os telhados até à linha do horizonte que de tão azul e de tão límpido quase não se distinguia do céu (...).” in “Diário de Anne Frank” - 23 de fevereiro de 1944

Demos graças pela casa que temos e por ter a nossa família connosco, e até por termos de ir para a escola… porque, se nos víssemos na tua situação, de certeza que não nos portaríamos tão bem, nem quereríamos, como tu, estudar Latim ou História!

«(…) tenho imenso que fazer. Traduzi um capitulo de “La Belle Nivernaise”. Tirei todos os significados novos. Depois fiz um problema de matemática e ainda estudei três páginas de gramática. Ontem acabei de ler os “Salteadores”.» in “Diário de Anne Frank” - 16 de outubro de 1942

Toda a visita foi uma aprendizagem de consciência do passado para nos permitir uma melhor construção do futuro!

É também com muito prazer que te dizemos que fomos visitar o Museu da Resistência. Depois da manhã passada na tua casa, não pudemos esquecer- nos de ti. A resistência é uma forma de mostrarmos ao mundo que não nos conformamos. Tu foste uma das primeiras a resistir.

“Sinto-me como um pássaro a quem cortaram as asas que bate, na escuridão, contra as grades de sua gaiola estreita. Uma voz grita em mim: - Quero sair. Sair daqui para fora! Tenho saudades do ar livre, quero poder rir à vontade!” in “Diário de Anne Frank” - 11 de julho de 1942

A cidade de Amesterdão foi por natureza uma cidade de resistência ao Nazismo e a todas as atrocidades cometidas contra a Humanidade, mostrando- se consideravelmente à frente do seu tempo.
O museu visitado mostrou-nos a realidade das pessoas durante e após o Holocausto que ceifou milhares de vidas. Tu, melhor do que ninguém, compreendes tudo isto.

A visita ao museu decorreu com um áudio-guia, que conta os factos históricos por detrás das pessoas que resistiram e persistiram aos avanços do nazismo. Foi uma exposição muito interativa.

Depois do Museu da Resistência visitámos o Memorial do Holocausto, que, com tulipas e frases de ânimo «Aproveita a vida», homenageia todos os judeus holandeses cujos corpos não foram sepultados Eram tantos nomes, Anne.

E tu estavas entre muitos outros.

Mas todos continuam vivos, para nós continuarmos a resistir.

Além de termos tido a oportunidade de visitar vários locais de elevada importância, pudemos admirar a arquitetura dos Países Baixos. Felizmente, ficámos hospedados no Stayokay Rotterdam, que é um autêntico exemplo da arquitetura única de Roterdão. Ias achar-lhe um “piadão”!

As casas-cubo, que constituem o local de alojamento, distinguem-se dos restantes edifícios não só pelo seu formato, mas também pela sua dimensão.

Mesmo à frente do hostel, existe um mercado que se destaca pela sua beleza. Imaginamos-te a correr de banca em banca satisfazendo a curiosidade e provando algumas iguarias típicas, como os croquetes, as batatas fritas e alguns doces tradicionais.

Apesar de não estarmos habituados aos horários do país, em que tudo fecha cedo, ainda o conseguimos visitar, mas sempre a um ritmo acelerado para podermos ver tudo a tempo.

Os Países Baixos são um local riquíssimo a nível cultural. Ficámos tão maravilhados com o que visitámos, que é uma pena não estares connosco!

Sabemos que é trágico continuarem a ocorrer holocaustos, principalmente tendo em conta que tu escreveste o teu diário para evitar que outros jovens passassem pelo que passaste. Contudo, não penses que foi em vão, para além de inspirares milhões de jovens a combater as injustiças, ainda concretizaste o teu sonho de ser escritora, mesmo após a tua morte.