Preencha o formulário com os dados que pretende pesquisar e prima o botão "Procurar".
Dia da Biblioteca Escolar – 26 de outubro“Os livros fizeram a Europa”
Pel’ Os Alunos do 11.º AJ27/10/2020
Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar é, desde 1999, assinalado na quarta segunda-feira de outubro, que, este ano, foi dia 26. Procura destacar-se, assim, a importância das bibliotecas escolares na educação, processo que começa com a promoção partilhada do gosto pela leitura.
D. José Tolentino de Mendonça, teólogo, professor e arquivista da Biblioteca do Vaticano, recebeu na Fundação Calouste Gulbenkian, no passado dia 23, o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural. Num elogio à importância do livro, enquanto património a proteger e salvaguardar no contexto da História da Europa, afirmou que
"Não é possível abordar a identidade europeia e os seus valores matriciais sem conectar com o mundo dos livros que ajudaram, em cada tempo, a superar o monolitismo ideológico, a estreiteza de horizontes ou a inconsistência e os limites da visão” acrescentando que "a dimensão mais extraordinária do projeto europeu não nasceu como uma conquista bélica, uma congeminação económica ou meramente política... os livros fizeram a Europa".
Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar é, desde 1999, assinalado na quarta segunda-feira de outubro, que, este ano, foi dia 26. Procura destacar-se, assim, a importância das bibliotecas escolares na educação, processo que começa com a promoção partilhada do gosto pela leitura. Por isso, partilhar pareceu, aos alunos do 11.º ano do Curso de Assessoria Jurídica e Documentação, um bom mote para desenvolver um conjunto de diferentes atividades (“Kahoot” e um inquérito sobre os hábitos de leitura), com o objetivo de envolver toda a Comunidade Educativa num projeto de angariação de material escolar/livros deixados na “prateleira” em parceria com o projeto “Ajuda a Missão” da Procura Missões Claretianas, a recolher durante o mês de novembro.
“(N)Uma Escola de Futuro com Valor(es)” comemorar a imortalidade de Claret é SER+ para o outro que precisa.
Pel’ Os Alunos do 11.º AJ Na disciplina de Técnicas Documentais com a Prof.ª Paula Oliveira