Negócios e sustentabilidade
No desafio deste mês, gostaríamos de apresentar três projetos de criação de pequenas empresas, desenvolvidos pela turma do curso de Marketing e Estratégia Empresarial, do décimo primeiro ano. Os alunos formaram três equipas e participaram no projeto “A Empresa”, da “Junior Achievement Portugal”. Este programa desafia os discentes do Ensino Secundário a criar e a gerir uma miniempresa, durante um ano letivo, e em contexto sala de aula.
Convidamos, então, toda a comunidade educativa a conhecer cada um dos projetos, cujo foco principal é a sustentabilidade:
- “Reborn”: a sua preocupação fundamental é dar uma nova vida à roupa usada, contribuindo, desta forma, para a diminuição da poluição ambiental. Esta empresa pretende, ainda, fabricar contentores, onde será depositada essa roupa. Posteriormente, esta será usada na confeção de sacos, caixas e “nécessaires”, com um design atual e minimalista.
- “Yummy Choices”: o seu conceito baseia-se, fundamentalmente, na redução do desperdício alimentar, através da disponibilização de refeições/alimentos de boa qualidade, provenientes de restaurantes e de outros estabelecimentos da restauração, a preços reduzidos e com a opção de entrega ao domicílio.
- “Frean”: o seu objetivo primordial é dar aos seus clientes a oportunidade de adquirir produtos de limpeza (detergentes) de elevada qualidade, uma vez que são confecionados com ingredientes 100% naturais, não prejudicando, deste modo, o ambiente e a saúde dos consumidores. Os seus produtos apresentam preços mais reduzidos e o mesmo nível de eficácia em relação aos da concorrência. Na verdade, a “Frean” surge com o propósito de reinventar o mercado dos detergentes, alertando para as inúmeras desvantagens do uso do plástico e dos produtos químicos.
Como podemos constatar, estas empresas apostam, seriamente, na sustentabilidade, entendida já não como uma opção, mas antes como uma obrigação moral.
Atualmente, há cada vez mais, por parte das empresas, um maior respeito por outros valores que vão para além dos objetivos financeiros e do lucro. Os recursos naturais são mais escassos e o impacto negativo das alterações climáticas alertam, também, a consciência dos empresários. A adoção de práticas sustentáveis traz benefícios para as empresas, quer na redução dos custos operacionais, quer no aumento da sua notoriedade.
No nosso país, há muitas empresas que estão a apostar bastante na sustentabilidade e na responsabilidade social e ambiental. Aliás, algumas delas já são consideradas uma referência a nível mundial.
Por fim, gostaríamos de demonstrar a nossa gratidão e o nosso orgulho por termos a oportunidade de divulgar os projetos dos nossos alunos, sobretudo, aqueles que se enquadram nas nossas áreas de atuação: o ambiente e a sustentabilidade.
Agradecimentos especiais:
- ao Dr. Rui Tíbério pela edição do vídeo;
- aos alunos do 11.º ano, do curso de Marketing e Estratégia Empresarial, pela produção do vídeo.
As professoras responsáveis,
Alice Viveiros
Olívia Magalhães