Preencha o formulário com os dados que pretende pesquisar e prima o botão "Procurar".
Celebração do Dia da Biblioteca Escolar no CIC – 25 de Outubro
Pelos alunos do 11.º AJD e a Prof.ª Paula Oliveira11/11/2021
“Era uma vez…” Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar é, desde 1999, assinalado na última segunda-feira do mês de outubro, que, este ano, coincidiu com o dia em que celebramos a imortalidade do nosso Patrono.
É curiosa a relação entre Santo António Maria Claret e os livros que inclusive o levaram, em 1848, a fundar a “Libreria Religiosa”.
Atualmente procura destacar-se, todos os anos, a importância das bibliotecas escolares na educação, processo que começa com a promoção partilhada do gosto pela leitura.
Claret, no seu tempo, elaborou que, “Se as pessoas não tiverem bons livros, lerão os ruins. Os livros são o alimento da alma, e assim como o corpo é nutrido por alimentos saudáveis e prejudicado por alimentos venenosos, o mesmo ocorre com a leitura e a alma.”
Assim, os alunos de 11.º ano do Curso de Assessoria Jurídica e Documentação (AJD), no âmbito da disciplina de Técnicas Documentais, escolheram viver o Dia do nosso Patrono, o Dia do CIC, celebrando o seu gosto pela escrita, leitura e partilha com os mais necessitados e, desse modo, escreveram uma história começada pela fórmula mágica “Era uma vez…” (ler o texto vencedor), composta por quatro capítulos que deram bom mote para desenvolver um conjunto de diferentes atividades, a saber:
Estas duas últimas atividades foram realizadas noutro momento, devido à grande quantidade de iniciativas que ocorreram no Dia do Patrono/CIC.
“(N)Uma Escola de Futuro com Valor(es)”, comemorar a imortalidade de Claret é SER+ para o outro que precisa.
Pelos alunos do 11.º AJD e a Prof.ª Paula Oliveira