Preencha o formulário com os dados que pretende pesquisar e prima o botão "Procurar".
Exposição sobre Aristides de Sousa Mendes no Bar do CIC
Os alunos do 12.º AJD, da via científica14/12/2021
A propósito da comemoração da Declaração Universal dos Direitos do Homem, elaborada num contexto em que a palavra de ordem era “Nazi-Fascismo nunca mais”, salienta-se o papel do diplomata português Aristides de Sousa Mendes na defesa destes princípios, tal como mais bem explicitado na rubrica AJ Esclarece.
"Se há que desobedecer, prefiro que seja a uma ordem dos homens do que a uma ordem de Deus" (Aristides de Sousa Mendes)
Deste modo, o 12.º ano da via científica do Curso de Assessoria Jurídica e Documentação associou à escrita a imagem, organizando uma exposição que relembra o trabalho humanitário que o diplomata português executou na defesa das inúmeras pessoas que salvou.
Nesta exposição, podem ser vistas imagens reais do processo judicial que opôs o Estado Português a Aristides de Sousa Mendes e que conduziu à demissão de um dos percursores lusos dos princípios humanistas que, mais tarde, viriam a ser incluídos da Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Se apoias a importância de defender, em qualquer parte do mundo, o cumprimento dos Direitos Humanos e queres conhecer melhor este “Justo entre as Nações” (título atribuído a não judeus com que Israel distingue os que ajudaram a salvar a vida de judeus durante o Holocausto), então, antes de comprares o teu “panike”, convidamos-te a explorar o nosso espaço, no bar, e a participar na Maratona de Cartas, o maior evento de direitos humanos organizado pela Amnistia Internacional.
Nos últimos meses de cada ano, mobilizamos milhões de pessoas em todo o mundo para que atuem em defesa de pessoas e comunidades em risco. Após a sua divulgação, milhões de pessoas aceitam fazer frente à injustiça e contribuir para um mundo mais justo: assinam petições, escrevem cartas, organizam eventos e juntam-se ao nosso movimento.
A Maratona de Cartas 2021 irá decorrer em Portugal de 1 de novembro de 2021 até 31 de janeiro de 2022. Consulte a hiperligação seguinte para o efeito:
Os alunos do 12.º AJD, da via científica