Preencha o formulário com os dados que pretende pesquisar e prima o botão "Procurar".
Visita de Estudo ao Turismo Industrial de S. João da Madeira
Prof.ª Maria José Vidal31/01/2022
No passado dia 19 de janeiro, os alunos do curso de Contabilidade e Gestão, acompanhados pela professora Elisabeth Couto e pela coordenadora de curso Maria José Vidal, visitaram algumas das entidades propostas no projeto do turismo industrial do município de S. João da Madeira.
Assim, visitaram a fábrica “Viarco”, única em Portugal de produção de lápis, com mais de cem anos de história; a “Cortadoria Nacional de Pêlo”, constituída em 1943, que se dedica à preparação do pelo de coelho, lebre e castor para a indústria da chapelaria e lanifícios; o “Centro Tecnológico do Calçado de Portugal” que é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1986; e o “Museu da Chapelaria”.
Na “Viarco”, a guia turística fez uma apresentação da empresa, tendo os alunos tido a oportunidade de colocar questões e satisfazer a sua curiosidade. De seguida, após um breve resumo da história da empresa, os visitantes puderam observar todas as fases do processo de fabrico de lápis e perceber que, nesta fábrica, se produzem os lápis, praticamente, da mesma forma que há cem anos. Ainda foi possível visitar a Loja de Fábrica e experimentar as novidades dos produtos para artistas.
Sendo a “Cortadoria Nacional de Pêlo” uma das maiores empresas do sector a nível mundial, os alunos conheceram e perceberam o processo produtivo de tratamento do pelo. Esta empresa oferece uma gama alargada de produtos processados de alta qualidade para fabrico de têxteis feltrados e não feltrados, que são exportados para diferentes partes do mundo.
O “Centro Tecnológico do Calçado de Portugal” assume um papel ativo na abordagem e proximidade às empresas, nomeadamente prestando serviços de: organização e gestão industrial; controlo da qualidade em termos de ensaios químicos e físicos; informática e sistemas de gestão; certificação de empresas e produtos; elaboração e acompanhamento de projetos industriais; formação e qualificação profissional; produção de documentação técnica; ambiente; higiene e segurança no trabalho; “design” e multimédia; e propriedade industrial. Num mundo global, muito exigente e competitivo, compreendeu-se a importância de entidades como esta no desenvolvimento da atividade económica.
De uma antiga fábrica de chapéus, nasceu, em 2005, o “Museu da Chapelaria”. É único na Península Ibérica, sendo o museu uma homenagem aos homens e mulheres que fizeram da indústria chapeleira uma das atividades de maior importância na história do município de S. João da Madeira.
Prof.ª Maria José Vidal