Pedro Bártolo tem, desde 2008, um vasto currículo como atleta profissional de BCR, tendo jogado ao mais alto nível em Itália e Espanha. Participou em três Campeonatos da Europa pela Seleção Nacional de Portugal. É licenciado em Ciências da Comunicação, vertente Jornalismo, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Tem Mestrado em Atividade Física Adaptada pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. É responsável pela cobertura noticiosa de BCR para a Federação Portuguesa de Basquetebol desde 2016 até aos dias de hoje. Foi treinador da primeira equipa de formação de BCR em Portugal, no “Basket” Clube de Gaia, sendo atualmente o seu Coordenador Técnico.
O basquetebol adaptado é um dos poucos desportos que, desde a génese dos Jogos Paraolímpicos, fazem parte integrante desta competição que se iniciou em 1960.
Pedro Bártolo partilhou a sua experiência de vida como atleta e explicou a todos os alunos das quatro turmas presentes (11.º AD1, 11.º AD2, 11.º AJ e 10.º S3) as regras e técnicas básicas do jogo de Basquetebol em cadeiras de rodas (BCR). Enalteceu o papel do Desporto para a formação integral dos jovens. Esclareceu que as exigências como profissional de BCR são as mesmas de qualquer atleta que jogue ao mais alto nível: rigor, empenho, trabalho em equipa, seriedade, talento, perseverança, resiliência e paixão pelo jogo. Afirmou que estas competências desenvolvidas como jogador têm sido fundamentais para vencer os obstáculos e ultrapassar as barreiras da vida. Desafiou, em seguida, os alunos a experimentarem o jogo BCR e foram muitos os que aderiram e vivenciaram as dificuldades de passar, driblar e lançar em cadeiras de rodas. Superiormente liderados pelo Pedro Bártolo e com a preciosa ajuda do Luís Domingos, facilmente os alunos se adaptaram e desfrutaram do jogo.
Esta intensa experiência pedagógica, vivenciada pelos alunos, fez germinar em todos eles fortes sentimentos de empatia, partilha, acolhimento, diálogo, confiança e respeito pelo outro, valores que defendemos no CIC.
SER+ no Desporto não é só lançar+, correr+, saltar+, vencer+, mas, sobretudo, é tolerar+, respeitar+, unir+, aceitar+, acolher+, integrar+ e incluir+. Só assim sabemos estar no Desporto e na Educação Física no CIC, pois acreditamos que este é o caminho para formarmos futuros homens e mulheres geradores de uma sociedade mais justa, solidária, fraterna e humana.
Bem-haja, Pedro Bártolo!
Pel’ O Grupo de Educação Física de Desporto
Prof. Ernesto Lopes