Almoço-Convívio com AAACIC

José Pinto Lopes (ex-aluno)
31/05/2022

O terceiro sábado de maio não é um dia qualquer. É o do almoço anual dos antigos alunos do Colégio dos Carvalhos. O deste ano realizou-se fora das antigas instalações (núcleo do ensino básico até 2018, atualmente Colégio Internato Claret) do Colégio, pela primeira vez. Por motivos da reorganização da Congregação, o convívio passou para as novas, localizadas no antigo Seminário (antigamente núcleo do ensino secundário até 2018 e atualmente Colégio Internato dos Carvalhos).

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Ao receber o convite, não deixei de lamentar a alteração. É que, quando passo naquela estrada nacional que atravessa os Carvalhos no sentido Norte - Sul, por exemplo, olho sempre para o lado esquerdo, o direito pouco me diz.


Mas, claro, foi com satisfação que me fiz à estrada no último dia 21 de maio. Sozinho no carro, recordei as viagens diárias durante cinco anos na camionete vermelha e preta ao serviço do Colégio, na qual comecei por ocupar os lugares da frente e, com o passar do tempo, fui recuando até atingir o “estatuto” que me permitiu ocupar um da última fila, então designada de cozinha.


Como sempre, o encontro foi superiormente organizado pela presidente da AAACIC (Associação dos Antigos Alunos do Colégio Internato dos Carvalhos), Cristina Meireles, entre outros, certamente. A adesão não foi, porém, a desejada. Convicto que estou da importância desta Instituição na vida de quem por lá passou, também acredito que esta realidade possa ser alterada, e já no próximo ano. Podem contar com o meu esforço para esse efeito. A presença de antigos alunos residentes nas ilhas ou no Sul do país é um exemplo que deve ser sublinhado e partilhado.


A partilha de recordações é, sem dúvida, um dos pontos altos destes almoços. Em conjunto, recuámos umas décadas e sentimo-nos mais jovens. Lembrámos nomes e caras, bem como acontecimentos, alguns bem peculiares. Outro ponto alto é o convívio entre as diferentes gerações. Ser aluno no Colégio na década de 50 terá sido diferente do que o ter frequentado nos anos 80, por exemplo. Ainda assim, a maioria das gerações mais antigas guarda na memória as mesmas referências, transmitidas por Padre Freitas ou Padre Fidalgo.


E assim, depois da missa celebrada pelo Padre Oliveira e tirada a fotografia de grupo, sentámo-nos à mesa. E aos poucos o tempo começou a voltar para trás, quase que por magia. Por umas horas, voltámos a ser colegas, se é que alguma vez o deixamos de ser. É que uma vez aluno do Colégio dos Carvalhos, para sempre aluno do Colégio dos Carvalhos. Apesar de não ter estudado no Colégio, Evaristo Moreira, atual Diretor Pedagógico, sublinhou isso mesmo no seu discurso, opinião corroborada por Paulo Pinho, antigo aluno, Administrador do CIC e seu representante junto da AAACIC.


José Pinto Lopes (ex-aluno)
AAACIC

 

 

 

GALERIA DE IMAGENS