O dia começou cedo, o ponto de encontro foi na SuperBock Arena – Pavilhão Rosa Mota. Pelas 9h00, iniciou-se o “check in” e, depois disso, víamos em cada canto as equipas a prepararem o seu “Pitch”, que apresentariam em palco. A manhã foi animada, com música a intercalar a apresentação das 25 equipas finalistas. As duas equipas do Colégio “EnergyStepbyStep” e “Recoil” tiveram uma excelente apresentação.
Da parte da tarde, o nível de dificuldade aumentava, porque as empresas iam ter uma entrevista, em inglês, com cerca de 10 minutos, com a equipa de jurados. À porta de cada sala, era notório o nervosismo. No entanto, depois da entrevista, ficava o sentimento de dever cumprido, e que cada um deu o melhor de si. As 17 horas chegaram rapidamente e o Presidente da Câmara do Porto, Dr. Rui Moreira, fez o encerramento e anunciou o grande vencedor da XV Competição Nacional.
Anualmente, iniciam o programa “A empresa” cerca de 6000 alunos, divididos por pequenos grupos de 3 a 5 elementos e que, ao longo de um ano, trabalham um plano de negócios que é submetido à apreciação de um júri. Depois chegam as Feiras “Unlimited” (feiras regionais) e, por fim, a Competição Nacional, na qual é eleita a miniempresa que representará Portugal na grande final europeia.
No Colégio, implementámos o Programa desde 2014/2015, sendo notório o empenho dos nossos alunos e tantas e diversas as aprendizagens com este tipo de projeto. Termino com um pequeno excerto do “Pitch” de uma das nossas equipas que comprova e resume a mais-valia do Programa: “Afirmar que este projeto nos ajudou a adquirir mais espírito de equipa, a melhorar a comunicação, a aumentar a nossa produtividade e criatividade e a fazer uma melhor gestão dos recursos seria insuficiente. Ensinou-nos que a compreensão é o primeiro passo; aprender, aprender e aprender para saber que ainda não conhecemos nada; tropeçar, cair e levantar sempre de cabeça erguida; entender a importância das sugestões e dos conselhos. Cada equipa que esteja a participar na JAP acaba por ampliar a sua compreensão de determinado assunto, no nosso caso, a parte técnica da produção de energia verde e a importância da viabilidade financeira da empresa.”
Parabéns!
Professores Elisabeth Couto e Filipe Camarinha