OEste encontro, em que estiveram presentes o Sr. Abílio Cunha e a Dra. Ana Lages, Presidente e Secretária da APPC, respetivamente, teve como principal objetivo dar os primeiros passos para uma possível cooperação e colaboração com a referida Instituição, acolhendo esta “parceria” no Projeto de intervenção social (Projeto CIC: Conhecer, Incluir e Cooperar), que deverá ser desenvolvido, por ambas as turmas, de acordo com a estratégia de Educação para a Cidadania do CIC, e que está integrada no Projeto SER+, designadamente nos 11.º e 12.º anos.
A Associação de Paralisia Cerebral é "especialista na prestação de serviços de excelência pela diversidade humana - apoia projetos de vida", procurando melhorar a qualidade de vida de pessoas portadoras desta deficiência, dotando-as de uma maior autonomia. Este projeto pretende contribuir para que os alunos aprofundem a sua consciência sobre algumas Áreas de Cidadania, tais como Direitos Humanos, Empreendedorismo e Voluntariado.
Este encontro também serviu para a APPC apresentar aos alunos as necessidades atuais, e nas quais poderemos cooperar no futuro, a saber: colaboração na manutenção de produtos de apoio (cadeiras de rodas, andarilhos, etc), colaborar na oficina do brinquedo e, se possível, colaborar com o Projeto IVD (Independência e Vida Diária).
Numa sociedade cada vez mais desigual, urge promover a INCLUSÃO, e, nesse sentido, esta iniciativa pretende ajudar os alunos a aprofundar a sensibilidade perante a diferença, mas indo um pouco mais longe, ou seja, ter esta sensibilidade e, principalmente, operar, através de ações concretas, no sentido de minimizar a desigualdade de oportunidades e promover o respeito pela diferença, “reforçando” o combate à exclusão, designadamente em pessoas com esta condição clínica - a paralisia cerebral.
Com este Projeto, pretende-se desenvolver algumas competências pessoais e sociais dos alunos, promover uma Cidadania Ativa, sensibilizar para a Igualdade e Não Discriminação e promover um Ambiente Inclusivo, construindo uma sociedade capaz de incluir todos, pois apenas esta pode concretizar o seu verdadeiro potencial.
Por último, um obrigado aos responsáveis da APPC pela sua disponibilidade e presença no CIC, e os parabéns aos alunos que irão integrar este projeto, sinal de que querem ter uma voz ativa na construção de uma sociedade melhor no futuro.
CIC