Após a visita de dois elementos da Direção da APPC ao CIC, no dia 17 de outubro, deu-se mais um passo na construção do Projeto, intitulado “Projeto CIC: Conhecer, Incluir e Cooperar”, pretendendo contribuir para que os alunos aprofundem a sua consciência sobre algumas Áreas de Cidadania, tais como Direitos Humanos, Empreendedorismo e Voluntariado.
Chegados à APPC, acompanhados por responsáveis da Instituição, os alunos visitaram o espaço da oficina do brinquedo, o espaço onde se encontra o “banco” de produtos de apoio para manutenção (cadeiras de rodas, andarilhos, etc.), os campos de Bocia e um apartamento cujo objetivo é ajudar os utentes a desenvolver a sua autonomia.
É nestas áreas que a APPC tem mais necessidades, por isso será nas mesmas que os alunos do 12.º EA e 12.º ET irão cooperar em regime de voluntariado – colaborar no conserto dos produtos de apoio e na automação de brinquedos para crianças com deficiência, designadamente com paralisia cerebral ajudando que estas possam usufruir dos mesmos, adaptando-os à sua condição clínica.
O “Projeto CIC: Conhecer, Incluir e Cooperar” pretende ajudar os alunos a desenvolver competências pessoais e sociais, despertar para uma Cidadania Ativa, sensibilizar para a Igualdade e Não Discriminação e promover um Ambiente Inclusivo. Deste modo, acreditamos que Formar Pessoas nos e para os valores da Inclusão é construir um futuro melhor.
Após estas visitas, as turmas, devidamente acompanhadas pelos respetivos Orientadores SER+, darão início a este projeto de colaboração.
Por último, uma palavra de parabéns aos alunos do 12.º EA e ET envolvidos neste projeto, pois, “se queres mudar o mundo, começa pelo que está ao teu alcance”.
CIC