Na turma AG do 12.º ano, na disciplina de Introdução às Teorias do Design, partilharam as suas diferentes experiências, a saber: o Abel decidiu ingressar no mundo do trabalho, e o Miguel decidiu seguir o ensino superior, encontrando-se no 3.º ano do curso de Conservação e Restauro.
O Miguel Quintã iniciou a sua intervenção explicando, de forma sucinta, os objetivos do curso: “Conservação e Restauro é o ato de intervir em objetos de criação humana, prolongando a vida dos mesmos, para que futuras gerações os possam presenciar e admirar, tal como inúmeras o fizeram.” No sítio da Universidade Católica do Porto, deu a conhecer as disciplinas dos 3 anos que compõem o curso, enfatizando, “(…) no 1.º ano, exploramos materiais pétreos, cerâmicas e pedra; no 2.º ano, madeiras, maioritariamente escultura e peças de mobiliário; e no 3.º ano, pintura sobre tela e papel no primeiro semestre e sobre suportes rígidos no segundo semestre.” Nas aulas práticas, “(…) trabalho com os diferentes materiais, restaurando e preservando peças provenientes de Igrejas, museus e de coleções particulares.” Referiu ainda a importância da leitura, não apenas a mais específica, mas também a de carácter geral, proporcionando, assim, uma cultura mais abrangente.
Por sua vez, o Abel Oliveira, encontrando-se a trabalhar, mostrou desde logo interesse em retomar os estudos! Referiu ambicionar uma maior valorização pessoal. Mencionou a necessidade de manter uma postura responsável, profissional, honesta e de uma boa camaradagem.
Ambos reiteraram que “(…) uma boa organização e gestão do tempo fazem com que tenham tempo para tudo o que têm de fazer.”
Efetivamente, esta partilha abriu à participação de vários elementos da turma que tiveram oportunidade de verem as suas questões esclarecidas!
Grato pela visita e participação enriquecedora!
Poder-se-á visitar as seguintes hiperligações sobre o curso de Conservação e Restauro:
https://artes.porto.ucp.pt/pt-pt/ensino/cursos/licenciatura-em-conservacao-e-restauro/plano-de-estudos
https://www.instagram.com/escoladasartescatolica
Prof. Aníbal Couto