O TECLA é já uma referência nacional no que diz respeito aos concursos de programação, fruto do empenho e do investimento da ESTGA e, em particular, do Departamento de Informática/Tecnologias desta Escola Superior e da Universidade de Aveiro.
A prova foi particularmente emotiva para os alunos do CIC, com um início muito forte da equipa “Cidenai1” da EPSC, que ocupou o 1.º lugar durante grande parte da prova. No entanto, os nossos, “Os Chads”, equipa composta pelos alunos Duarte Ribeiro e Leandro Sampaio, do 12.º IF, mantiveram-se sempre no encalço dos primeiros lugares e, na reta final do concurso, apesar da equipa “Cidenai1” ter submetido primeiro todos os exercícios, a equipa do CIC acabou por subir ao primeiro lugar porque resolveu todos os exercícios sem penalização de tempo.
Destaque, ainda, para as nossas “guerreiras” da equipa “Blonde & Brunette”, composta pelas alunas Íris Botelho e Roksolana Artymovych, do 11.º IF, que estiveram sempre na luta pelas primeiras posições e que, no final, caíram do 3.º lugar para o 4.º lugar devido a uma penalização de tempo; bem como para a equipa “Not Dumbs”, composta pelos alunos Gustavo Santos e Diogo Marques, ambos da via Científica do 12.º IF, que, apesar de uma fraco início, foram recuperando e terminaram a prova no 5.º lugar.
Apesar de ter ficado no 37.º lugar, de realçar, ainda, o excelente desempenho da equipa “10T3_Belmiros”, composta pelos alunos Rafael Teixeira e Guilherme Ferreira, do 10.º T3, da Área de Ciências e Tecnologias, que foram a melhor equipa do 10.º ano e conseguiram resolver quatro dos cinco exercícios do Concurso, pelo que, desta forma, foram apurados para participar no concurso das equipas do 10.º ano na fase final.
De referir a participação maciça e interessada de quase todos os alunos do Curso de Informática, num total de 27 equipas, incluindo 9 equipas do 10.º ano da Área de Ciências e Tecnologias, num total de 54 alunos.
Uma vez mais, obrigado e parabéns a todos pelo empenho e pela forma responsável e interessada com que se entregam a estas atividades extracurriculares.
Resta-nos esperar pela fase final que será no próximo dia 8 de março nas instalações da ESTGA em Águeda e desejar boa sorte aos nossos atletas apurados:
- “Os Chads”, composta pelos alunos Duarte Ribeiro e Leandro Sampaio, do 12.º IF;
- “Blonde & Brunette”, composta pelas alunas Íris Botelho e Roksolana Artymovych, do 11.º IF;
- “Not Dumbs”, composta pelos alunos Gustavo Santos e Diogo Marques, via Científica do 12.º IF;
- “10T3_Belmiros”, composta pelos alunos Rafael Teixeira e Guilherme Ferreira, do 10.º T3.
Sobre o TECLA:
O TECLA é um concurso de programação para alunos do Ensino Secundário, organizado pela ESTGA (Escola Superior de Tecnologias e Gestão de Águeda, que pertence à Universidade de Aveiro). Este concurso é composto por duas fases: a primeira é não presencial, cujo objetivo é apurar as 25 melhores equipas para participarem na fase final, que decorrerá no próximo dia 8 de março, já presencial, nas instalações da ESTGA.
MA, GDI