Preencha o formulário com os dados que pretende pesquisar e prima o botão "Procurar".
UM LIVRO POR SEMANA: O Esqueleto
Sugestão de Matilde Martins01/03/2023
Camilo Castelo Branco, autor de várias obras da literatura portuguesa, sendo das mais conhecidas “Mistérios de Lisboa” e “Amor de Perdição”, escreveu o romance “O Esqueleto”, que retrata o adultério e o amor entre pessoas com grande diferença de idades, inspirado no seu passado.
Nicolau de Mesquita envolve-se com a casada Margarida Froment e Beatriz de Sousa (esposa de Nicolau) envolve-se, também, num relacionamento com Rafael Garção. Com isto, conseguimos confirmar que o livro trata do adultério e do modo cruel que a sociedade do século XIX o encarava.
A meu ver a traição não é correta, mas esta obra de Camilo motiva os seus leitores a lerem-na, pois as personagens e o desenvolvimento da ação estão bem encaixados. A parte que realmente me interessou foi como estes dois casos de traição estão ligados entre si, mas o facto de haver uma indecisão do amor entre estes durante a maioria da história torna-o, por vezes, um pouco aborrecido, mas em geral é muito bom.
Em conclusão, o adultério e a vontade individual reprimida pelas convenções são os ingredientes principais deste romance de Camilo. Mas uma questão que me rodeia é “Porque esta obra se chama O Esqueleto?” se queres tanto saber como eu, lê-o e descobrirás.
Título: “O Esqueleto” Autor: Camilo Castelo Branco Editora: Guerra & Paz Modo/género literário: Narrativo/Romance
Sugestão de leitura da aluna Matilde Santos Costa Martins, do 10.º H2