Esta visita teve como ponto alto a ida à Feira de Internacional de Arte Contemporânea – ARCO, tendo sido dado um programa diferente para os cursos de acordo com as suas áreas de interesse.
No primeiro dia, que foi destinado à viagem, os alunos tiveram a possibilidade de visitar Ávila, uma cidade muralhada, fortemente marcada pela história, com influências romanas e mouriscas, acabando o dia em Madrid para instalação no hotel e jantar.
No segundo dia, o despertar foi cedo para possibilitar as visitas de manhã ao Parque do Retiro (conjunta), à Real Casa da Moeda (12.º IG e 12.º CGM2), enquanto os alunos de Artes visitaram o Palácio Velasquez e o Palácio de Cristal. Da parte da tarde, as turmas juntaram-se para visitar o monumental Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, um dos mais importantes museus espanhóis, com uma longa e merecedora visita aos seus modernos quadros, mas também aos “clássicos” notáveis aos quais ninguém fica indiferente. De destacar, o brilhante quadro “Guernica”, de Pablo Picasso, um reflexo cubista da Guerra Civil espanhola. Os grupos visitaram ainda “La Casa Encendida”, um centro social e cultural com exposições vanguardistas.
O terceiro dia foi dedicado a um passeio matinal pelo Palácio Real e uma passagem pelo Estádio Santiago Bernabéu e ainda houve tempo para uns “recuerdos”, seguindo-se a visita à Feira Internacional de Arte Contemporânea de Madrid – ARCO. Em imensos pavilhões repletos de obras de arte para todos os gostos, mais modernas ou clássicas, foi possível visualizar uma enorme panóplia de esculturas, pinturas, performances e instalações, com diversos materiais e objetivos/temas variados.
Por fim, já no 4.º e último dia, seguiu-se viagem para Salamanca, uma das cidades espanholas mais ricas em monumentos da Idade Média, do Renascimento e das épocas Clássica e Barroca, destacando-se a enorme Catedral. O almoço foi no principal ícone da cidade, a “Plaza Mayor” e, posteriormente, foi feita uma visita ao Museu de Arte Nova e Arte Déco, com uma arquitetura brilhante e vitrais espantosos, bem como uma coleção minuciosa e interessante.
Os alunos corresponderam de forma excelente a tudo o que foi proposto, mostrando uma responsabilidade e noção de compromisso fundamental para o seu crescimento académico e pessoal.
Com esta viagem, os alunos do 12.º AG, 12.º IG e 12.º CGM2 ficaram na posse duma mais vasta bagagem cultural. Por esta razão, agradece-se aos professores acompanhantes Ana Gonçalves, Filipe Camarinha e Edite Pereira.
As turmas do 12.º AG, 12.º IG e 12.º CGM2