De acordo com o Manifesto da IFLA/UNESCO, as Bibliotecas Escolares são fornecedoras de informação e promotoras do desenvolvimento de competências nos alunos para a aprendizagem ao longo da vida, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis e com capacidades para intervirem na sociedade. As Bibliotecas constituem-se, assim, como lugares que estão ao serviço das comunidades, estabelecendo pontes entre indivíduos e culturas.
Também as Bibliotecas Escolares devem, nesta matéria, afirmar-se pelo exemplo no que diz respeito a práticas sustentáveis e amigas do ambiente e, por isso, no dia 11 de maio, a professora Olívia Magalhães, em colaboração com a Biblioteca Escolar, Dr. Nelson Padrão, promoveu dois “workshops” – “Cosmética Natural” e “Detergentes Ecológicos”.
O primeiro decorreu à hora de almoço e foi dinamizado para os alunos, em dois turnos. Os discentes presentes foram muito ativos, colocando muitas questões à Dr.ª Olívia Magalhães enquanto produziam sabonetes com produtos naturais que muitos desconheciam.
O segundo realizou-se às dezoito e trinta minutos e destinou-se a um grupo, também muito ativo, de Encarregados de Educação, que colocou várias questões sobre a temática abordada e partilhou experiências muito relevantes.
No final deste evento, os presentes apresentaram ideias/temas para futuros encontros, sempre com a tónica da promoção da sustentabilidade.
Desta forma, e seguindo as diretrizes da UNESCO, as bibliotecas podem e devem contribuir ativamente para o desenvolvimento sustentável, tendo por base a Agenda 2030, elaborada pela Organização das Nações Unidas para orientar a ação humana e sensibilizar para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas suas dimensões social, económica e ambiental, promovendo a paz, a justiça e o desenvolvimento de instituições eficazes na defesa destes Objetivos.
Agradecemos a participação de todos!
Prof.ª Olívia Magalhães e
Prof.ª Paula Oliveira, responsável pela Biblioteca Escolar