“Os jovens não querem ter de esperar para ter idade ou a supostamente maturidade para fazer acontecer. Os jovens têm essa capacidade hoje, com a irreverência que lhes é característica.”
In Jornal Observador (maio/23)
A pergunta “votar ou não votar aos 16 anos?” surgiu no âmbito da disciplina de Ser+, e desencadeou a vontade de “fazer algo mais” para além da pesquisa e troca de opiniões em contexto de sala de aula. A discussão formal desta problemática foi feita segundo o modelo “British Parliamentary” Este modelo de debate, baseado no Parlamento britânico, tem por objetivo debater moções defendidas pelo Governo, e que devem ser contestadas pela oposição.
De salientar a preciosa orientação dos trabalhos de formação e orientação levadas a cabo pela ex-aluna Juliana Cardoso, que é membro da Sociedade de Debates da U. Porto, e que, a convite da Professora Emília Macedo, aceitou o desafio de nos conduzir numa experiência de participação política e cidadania. Com a sua mestria e gosto pela arte da argumentação, foi capaz de nos conquistar a todos, e rapidamente nos sentimos capazes de nos organizarmos em “governo” e “oposição”, colocando os seus ensinamentos em prática.
A moção apresentada pelo 2.º governo, representada pelas alunas Ema Rocha e Isabel Rocha, do 11.º ano, defendendo o direito ao voto aos 16 anos, destacou-se pela qualidade dos argumentos apresentados e também eloquência demonstrada, segundo o júri avaliador.
As restantes equipas, 1.º governo (Carina Gomes e Ana Abreu),1.ª oposição (Rafael Ventura e Sara Lourenço) e a 2.ª oposição (Diogo Rocha e Ana Beatriz Ribeiro) mostraram uma boa preparação, tendo-se distinguido a capacidade oratória do aluno Diogo Rocha.
O público presente, do 10.º e 11.º anos, aplaudiram a iniciativa e esperam participar, no próximo ano letivo, nesta iniciativa que se pretende, ainda mais, colaborativa e interdisciplinar, capacitando os nossos jovens para uma cidadania ativa, para que se envolvam e participem mais na vida democrática da sua comunidade e do país!
Agradecemos à Juliana Cardoso, que liderou todo o processo de preparação do debate, e ao professor Luís Veríssimo, que tão prontamente aceitou o desafio da professora Coordenadora do Curso de LRE, Emília Macedo.
As alunas Beatriz Miranda, Alexandra Lopes e Joana Neves, do 11.º LR