Preencha o formulário com os dados que pretende pesquisar e prima o botão "Procurar".
Outubro 2023 - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE)
A Professora BibliotecáriaPaula Oliveira/Curso AJD03/10/2023
Todos os anos, neste mês, é facultada a palavra às Bibliotecas Escolares de todo o mundo, conferindo-lhes a oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem como um centro nevrálgico vital nas escolas.
O mote deste ano é “Biblioteca Escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar” (RBE: Rede de Bibliotecas Escolares - rbe.mec.pt), procurando, através de leituras e diálogos, criar e imaginar e sensibilizando os jovens para a importância dos livros na compreensão/construção de uma cidadania mais ativa.
Numa sociedade mundial em constante transformação física, digital e ambiental, as bibliotecas escolares assumem-se como agentes de transformação de aprendizagens e, nelas batendo o «coração das escolas», devem revelar-se, cada vez mais, como espaços de liberdade crítica e criativa onde os alunos possam dar asas à imaginação. As asas devem sobrevoar as áreas da literacia da leitura, literacia da informação, literacia digital e literacia dos “media”, contribuindo assim para a prossecução dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pelas Nações Unidas para transformar o mundo.
D. José Tolentino de Mendonça, teólogo, professor e arquivista da Biblioteca do Vaticano, afirmou, em maio de 2018, que uma biblioteca “é um espólio que representa a memória dos homens” e, ao mesmo tempo, “uma força de futuro”, semelhante à força das raízes que “não são o passado da árvore, mas a garantia da sua vitalidade”. “(…) Para mim, não há diferença entre uma biblioteca e um jardim”. “Uma biblioteca é a possibilidade de estabelecer novos nexos e de dar uma nova vida aos textos”.
Aproveitando o mote de outubro 2023 e as palavras de D. José Tolentino de Mendonça, os alunos do Curso de Assessoria Jurídica e Documentação em articulação com a Biblioteca escolar Dr. Nelson Padrão irão lançar um conjunto de atividades, ao longo do mês, esperando que todos os alunos e restante comunidade educativa se sintam, desde já, convidados a participar.
Desde a Biblioteca Escolar para a sala de aula criando e imaginando.
Professora Bibliotecária Paula Oliveira/Curso AJD