Durante a síntese da sua vida, é apresentado o seu grupo de amigos de infância, que, apesar de bastante divergentes, eram muito unidos. Era constituído por Este, o Outro e a Aquela. Dos amigos, podemos destacar o Este, já que se diz apaixonado por Ela desde que se conhece. Da parte dela, não é evidenciado qualquer tipo de sentimento por ele, mas, por diversas vezes, relata sentir-se tímida à sua beira.
Mais tarde, Ele e Ela decidem casar-se. Podemos caracterizar este casal como desconhecidos, pois Ele não a amava e Ela era simplesmente ignorada. Nada fazia, pois, devido à sua pureza, acreditava que, por detrás daquela personagem, ainda poderia haver qualquer tipo de sentimento. Tal como podemos deduzir, o Este ficou totalmente desgostoso quando soube que ela já pertencia a alguém e que nem sequer lhe dava o devido valor. Pensou em escrever-lhe uma carta onde todos os seus sentimentos estariam expostos, mas nunca chegou a escrevê-la.
Esta obra termina com Ele, Ela e os seus três filhos na casa do campo, o que nos dá a entender que ela escolheu ficar com ele.
Gostei de ler este livro, no entanto, há diversos temas que não foram explorados, como, por exemplo, a existência de amor recíproco entre Este e Ela. Outro ponto menos positivo é detalhar acontecimentos irrelevantes, tendo o casamento de Ele e Ela como exemplo, já que, neste, foram feitos muitos detalhes a coisas muito insignificantes ao seu redor, ao invés de salientarem os seus sentimentos.
Tenho de realçar a escrita deste autor que é muito cativante, já que, ao longo da narração, o mesmo utiliza diversos adjetivos que captam a atenção do leitor, pois são invulgares. Outro aspeto positivo é o facto de que cada personagem tem a sua devida explicação, fazendo com que nós leitores entendamos melhor a história.
Esta obra fez-me refletir que nunca deveremos deixar nada pendente, sejam palavras ou ações, estamos sempre a um segundo de mudar uma vida. Se a comunicação tivesse existido entre Ela e Este, a vida de ambos teria outro rumo e Ela não teria sido tratada como objeto.
Título: “Caranguejo"
Autor: Ruben A.
Editora: Assírio & Alvim
Modo/género literário: Narrativo/Romance
Sugestão de leitura da aluna Rafaela Reis, do 10.º H2