Falar Saúde n.º 118
Operação limpeza

Prof.ª Isabel Cristina
17/11/2023

A educação física faz parte do currículo escolar, é oferecida em todas as escolas, desde o ensino básico até o ensino secundário, e tem como objetivos promover a atividade física, o desenvolvimento motor, a socialização e a importância de hábitos de vida saudáveis. Neste sentido, tomar um duche após o exercício físico cumpre as regras gerais dos cuidados a ter com a higiene pessoal e com a saúde. Não é obrigatório, mas é recomendável e as razões são variadas.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

“Cuide do seu corpo. É o único lugar que tem para viver."
Jim Rohn

 

Durante o exercício, ocorre a transpiração para regular a temperatura corporal. As glândulas sudoríparas, localizadas na pele, são responsáveis pela produção de suor, uma solução de sais minerais e água, que é secretado através dos poros existentes na superfície corporal. O suor, juntamente com células mortas, permite a acumulação de bactérias na pele, o que pode levar ao desenvolvimento de infeções cutâneas, como a inflamação dos folículos pilosos (borbulhas vermelhas e/ou espinhas com pus), ou potenciar o desenvolvimento de fungos responsáveis por doenças, como o pé de atleta ou diferentes tipos de micoses. Assim, apesar de o suor em si não ser prejudicial, quando permanece na pele por muito tempo pode contribuir para problemas da pele, pelo que tomar um banho de chuveiro, com um sabão adequado a cada tipo de pele, ajuda a remover impurezas e a preservar a nossa saúde.


Um duche com água fria também pode ajudar na recuperação muscular, reduzindo a inflamação e aliviando a dor muscular. No entanto, a temperatura da água pode depender das preferências individuais e muitas pessoas preferem água mais morna, para ajudar no relaxamento muscular e na redução do stress físico associado ao exercício. Saliente-se que a água fria pode até ser contraindicada em algumas situações como, por exemplo, pessoas com problemas cardíacos. Seja como for, deve-se evitar tomar um duche de água fria imediatamente a seguir ao exercício, sem antes ter feito o arrefecimento, o qual pode demorar entre 5 e 20 min, dependendo da intensidade do mesmo.


O banho de chuveiro estimula igualmente a circulação sanguínea, o que pode ser benéfico para a recuperação pós-exercício, ajudando a transportar nutrientes e oxigénio para os músculos, fundamentais para a obtenção de energia.


Lembrem-se: tomar um duche rápido, após a aula de educação física, potencia o autocuidado e faz a diferença no ambiente ao nosso redor. Ninguém quer estar ao lado de um potencial transmissor de doenças ou de odores desagradáveis!

 


Prof.ª Isabel Cristina

 

GALERIA DE IMAGENS