Preencha o formulário com os dados que pretende pesquisar e prima o botão "Procurar".
Saída de Campo ao Museu Nacional Soares dos Reis e ao Museu Romântico
Prof.ª Paula Oliveira01/02/2024
As saídas de campo caracterizam-se por serem uma estratégia motivadora e estimulante para os alunos, que rompem com as suas rotinas diárias, e, talvez por isso, se disponibilizam para aprender mais. Assim, os alunos dos 11.º anos dos Cursos de Património e Turismo e Artes Gráficas que frequentam a disciplina de História da Cultura e das Artes tiveram a oportunidade, na passada sexta-feira, dia 26 de janeiro, de visitar o Museu Nacional Soares dos Reis e o Museu Romântico, ambos na cidade do Porto.
No Museu Nacional Soares dos Reis, os discentes foram desafiados, pela Dr.ª Paula Azeredo, a prestar mais atenção e a entender com pormenor a lógica arquitetónica dos estilos Neoclássico e Barroco. Prosseguiram a “aula” a observar, fora dos manuais, algumas obras de arte – nas quais se destacavam esculturas, joias, cerâmica e pintura – numa contínua provocação suscitada pela anfitriã. Todos sentiram que o espaço se assumiu como um lugar inclusivo e participativo; um ponto de encontro de perspetivas, de envolvimento e de oportunidades e, sobretudo, um palco de memórias, discussão e reflexão.
Após uma pausa para um agradável almoço nos jardins do Palácio de Cristal, às 14 horas, iniciou-se a visita ao Museu Romântico, instalado na Quinta da Macieirinha, onde os alunos, para além, de ouvirem a história do espaço, visitaram a exposição “Metamorfoses – Imanência Vegetal, Mineral e Animal no Espaço Doméstico Romântico”. Esta aula, informal, teve um impacto muito positivo nos alunos, pois permitiu a apropriação das aprendizagens realizadas em contexto de sala de aula que foi possível experienciar “in loco” e promoveu o desenvolvimento de competências intersociais, perspetivando novas realidades e abrindo novos horizontes.
Pelos alunos do 11.º PT e 11.º AG (História da Cultura e das Artes) com a Prof.ª Paula Oliveira