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(RE)LER O HOLOCAUSTO – DESENVOLVIMENTO DA LITERACIA NA BIBLIOTECA ESCOLAR – LEITURA DIALOGADA, QUESTIONADA E REFLETIDA
Prof.ª Paula Oliveira07/02/2024
Os sobreviventes dos campos de concentração nazi são cada vez menos e, à medida que aumentam os negacionistas do terror do fascismo hitleriano, ou crescem os revivalistas do racismo, antissemitismo, discriminação, xenofobia e homofobia, é importante que a escola não se não desmobilize do combate pela solidariedade e fraternidade humanas
Assim, a leitura questionada e comentada dos testemunhos de quem sobreviveu ao Holocausto torna-se, cada vez mais, urgente, e foi mais uma oportunidade, lançada pelo projeto “Direito Humanos um desígnio por cumprir”, para desafiar os alunos a pensar criticamente sobre os discursos populistas que difundem mensagens de ódio potenciadas pela desinformação, pelas falsas notícias e pela superficialidade e efemeridade das redes sociais.
Os momentos de leitura partilhada e questionada, levados a cabo pelos alunos do 11.º AJD, durante a hora de almoço, no âmbito da disciplina de Técnica Documentais, sob a orientação da professora Paula Oliveira, foram o pretexto para se ler, escutar, refletir, comentar e questionar sobre como foi possível este grau de desumanização e, sobretudo, como foram poucas as lições que o Homem retirou da tragédia que jurou não esquecer.
Projeto “Direito Humanos um desígnio por cumprir” do Curso de AJD, com a professora Paula Oliveira