Foi uma prova emotiva, pois, nos primeiros 30 minutos, os nossos alunos já disputavam os primeiros lugares entre si e com as equipas do Colégio de Gaia. No entanto, de forma surpreendente, as quatro equipas da Escola Profissional de Serviços de Cidenai – Porto (EPSC) e duas do Colégio de Lourdes – Porto (CLOURDES) começaram a submeter com sucesso os vários problemas e, passada uma hora de prova, já tinham terminado o concurso, ocupando todos os lugares do topo, relegando os “11IF_BELMIROS”, vencedores da edição do TECLA 2023, para o 5.º lugar. No final do concurso, formos informados pela comissão científica do TECLA que, a pedido das respetivas escolas, as equipas da EPSC e do CLOURDES, tinham sido desclassificadas.
Assim, o concurso terminou com os “11IF_BELMIROS”, do 11.º IF, em 1.º lugar, os surpreendentes “CodeWarriors”, uma equipa de alunos do 10.º T3, em 3.º lugar, os “PiqueBlinders”, do 12.º IF, em 14.º e os “MasterCode”, do 11.º IF, em 22.º lugar.
É de destacar a participação empenhada, honesta e esforçada de tod@s @s alun@s. Foram onze equipas da Área das Ciências e Tecnologias, onze equipas do 11.º ano e dez equipas do 12.º ano do Curso de Informática, num total de 62 alunos.
As equipas apuradas para a final foram:
“11IF_BELMIROS”: Rafael Lima Teixeira e Guilherme Pinto Ferreira, do 11.º IF, Curso de Informática;
“CodeWarriors”: Eduardo Xavier Oliveira Sá e Gabriel Nogueira Borges, do 10.º T3, Área das Ciências e Tecnologias.
“PiqueBlinders”: Luís Carlos Esteves de Melo Guimarães e Alexandre Dinis Alves Teixeira, do 12.º IF, Curso de Informática;
No concurso especial destinado a equipas do 10.º ano, foi apurada a equipa “Eu Sei”, constituída por Diogo Filipe Costa Pinto e Joaquim Filipe da Cruz Pina, do 10.º T1.
Resta, agora, aguardar pela final presencial na ESTGA, já no próximo dia 28 de fevereiro.
Parabéns a todos e boa sorte para a próxima etapa!
Nota sobre o TECLA:
O TECLA é um concurso de programação para alunos do Ensino Secundário, organizado pela ESTGA (Escola Superior de Tecnologias e Gestão de Águeda, que pertence à Universidade de Aveiro). Este concurso é composto por duas fases: a primeira é não presencial, cujo objetivo é apurar as 25 melhores equipas para participarem na fase final, que decorrerá no próximo dia 28 de fevereiro, já presencial, nas instalações da ESTGA.
GDI,
Prof. Miguel Ângelo