O objetivo desta exposição “online” é expor o trabalho abstrato desenvolvido no início do primeiro período.
Após a seleção de imagens, cada um explorou os diferentes processos de síntese: simplificação por nivelamento e/ou acentuação, rotação, sobreposição, manipulação da escala, repetição, entre outros, de modo a criar diferentes possibilidades para a nomeação do trabalho final.
Uma vez que este trabalho foi realizado em técnica mista, ou seja, puderam utilizar pelo menos duas técnicas, tal deu liberdade para a escolha dos materiais que gostariam de usar, permitindo, assim, explorar diversas técnicas e os seus inúmeros efeitos.
Deste modo, ao longo deste trabalho, pôde reparar-se que é possível surgirem soluções muito criativas e completamente diferentes umas das outras, para a concretização da mesma tarefa.
Apesar de já se ter realizado uma geometrização formal no final do 10.º ano, considera-se que este trabalho foi uma boa oportunidade para aprofundar e obter novos conhecimentos sobre a abstração, assim como desenvolver o processo criativo dos discentes, pelo que a realização deste trabalho possibilitou melhorias no desempenho dos alunos na área do abstracionismo, o que é muito importante para o seu percurso artístico e académico, já que houve um crescimento na produção e valorização das obras de vertente abstrata. Aliás, como menciona Wassily Kandinsky, "A arte abstrata é a criação de um mundo próprio, de harmonia e ordem, extraído do caos do mundo real."
Pelas alunas Rita Costa e Sofia Damas, do 11.º AG
Notas:
O Abstracionismo, ou arte abstrata, é um estilo artístico moderno das artes visuais que prioriza as formas abstratas em detrimento das figuras que representam algo da nossa própria realidade. Dessa forma, pode dizer-se que esse tipo de arte é uma obra “não representacional”, ao contrário da arte figurativa, expressa por meio de figuras que retratam a natureza.
O pintor russo Wassily Kandinsky é considerado o precursor da arte abstrata com suas obras Primeira Aquarela Abstrata (1910) e a série Improvisações (1909-14).
Principais características do abstracionismo (Laura Aidar)
As principais características da arte abstrata são:
- Arte não representacional;
- Ausência de objetos reconhecíveis;
- Arte subjetiva;
- Oposição ao modelo renascentista e à arte figurativa;
- Valorização de formas, cores, linhas e texturas.
Quanto ao resultado dos trabalhos, excedeu, globalmente, todas as expectativas visto ter sido o primeiro grande desafio realizado sobre esta temática, contribuindo assim para a preparação para o Exame Nacional de Desenho A.
Parabéns aos alunos que agarraram este desafio de forma empenhada!
Prof. Aníbal Couto