A convite do ISEP, Instituto Superior de Engenharia do Porto, o CIC marcou presença no “workshop” internacional promovido pelo Projeto SECOVE (“Sustainable Energy Centres of Vocational Excellence”) ,centro de excelência em energias sustentáveis, no passado dia 15 de maio.
“Encouraging sustainable practices in School” foi o título da apresentação com a qual o CIC se fez representar neste encontro internacional para as boas práticas sustentáveis promovido pelo SECOVE sob o lema Capacitação de professores de EFP (educação e formação profissional) em energias sustentáveis.
Os professores João Direito, Coordenador do Curso de Eletrotecnia e Automação Industrial, e Emília Macedo, Coordenadora do Projeto Eco-Escolas, acompanhados dos alunos Tomás Lopes e Alexandre Sá, começaram por apresentar a nossa escola e os nossos cursos com as características que nos diferenciam de outras escolas (Planos Próprios,) e também o Projeto Eco-Escolas que tem sido dinamizado nestes últimos três anos com uma maior participação quer da comunidade educativa, no desenvolvimento de atividades e práticas sustentáveis, quer da comunidade envolvente. As boas práticas de educação ambiental para a sustentabilidade que têm vindo a ser implementadas e os Planos de Acão concretizados têm sido, consecutivamente, reconhecidos pela organização com a atribuição da Bandeira Verde ao CIC.
De seguida, e porque a sua presença se” impunha”, e não tendo deixado ninguém indiferente, mas sobretudo expectante, foram apresentados dois protótipos desenvolvidos em projetos de curso, sendo um relacionado com a produção de energia elétrica a partir de painéis fotovoltaicos e o outro com produção de energia elétrica a partir das águas pluviais.
Estes projetos foram desenvolvidos nas disciplinas da formação técnica do curso de Eletrotecnia e Automação Industrial pelo professor João Direito e os seus alunos. Tendo por base o conceito PBL, foi detalhadamente explicado todo o processo de planificação e execução, tendo já sido estes trabalhos apresentados na EXPOCIC, exposição anual e de divulgação interna, e também aberta ao público em geral, dos trabalhos e projetos dos alunos e dos 13 cursos com Planos Próprios do Colégio Internato dos Carvalhos.
Para todos nós foi muito importante e enriquecedor ter a oportunidade de partilhar as nossas práticas com professores e outros agentes, nacionais e estrangeiros - Itália, Grécia, Eslováquia.
Agradecemos o convite à Doutora Paula Escudeiro, Diretora do Grupo de Investigação do ISEP e a toda a sua equipa.
Prof.ª Emília Macedo e Prof. João Direito