Sala de Aula “vs.” Criatividade

Prof.ª Paula Oliveira
17/06/2024

A Arte Contemporânea, marcada por uma sociedade de consumo massificada, pela influência das novas tecnologias e pela assimilação de novos meios de expressão (vídeo, internet), tornou-se frágil, efémera e perecível rejeitando a sua aura de eternidade. Esta constatação levou a professora da disciplina de História da Cultura e das Artes a lançar aos alunos das turmas do décimo primeiro ano do Curso de Património e Turismo e de Artes e Indústrias Gráficas o desafio “Criar é agir”.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Este repto consistiu num trabalho individual em que cada aluno, assumindo agora o papel de artista, explorou, com criatividade, uma das tendências artísticas – “Body Art”; Novo Realismo; “Pop Art”; Hiper-Realismo; Arte Cinética; “Op Art”; “Happening”; Performance; Instalação; “Minimal Art”; Arte Povera e “land Art”. Estas manifestações artísticas são muito frequentemente relacionadas com o espaço e o momento de apresentação, pelo que os discentes tiveram de percecionar que, no mundo atual, onde nada é permanente, estático ou fixo, o artista é, antes de tudo, um militante, um ativista de memória, de experiências e de espaços, que viaja, projeta, joga transformando-se num agente social capaz de refletir sobre a essência da nossa identidade, ilustrando, com sensibilidade o vazio da contemporaneidade.


Desta forma, os alunos envolvidos potenciaram, para além da criatividade, a sua responsabilidade, autonomia e o sentido estético, competências inerentes ao Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).


Estes momentos de partilha foram muito enriquecedores. Parabéns aos envolvidos!

 

A professora de História da Cultura e das Artes
Prof.ª Paula Oliveira

 

GALERIA DE IMAGENS