O Contador de Histórias e o Contexto Educativo Atual

Pelos alunos do 11.º AJD
01/07/2024

A Biblioteca Escolar, Dr. Nélson Padrão, surge como potencial polo dinamizador e articulador, por excelência, de atividades relacionadas com o ato de narrar histórias dentro ou fora dos eu espaço.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Desta forma, a professora da disciplina de Técnicas Documentais, e de acordo com as rubricas programáticas da disciplina, lançou o repto aos alunos do décimo primeiro ano do Curso de Assessoria Jurídica e Documentação (AJD) para “vestirem” o papel de contadores de histórias, emprestando os seus corpos, as suas vozes e os seus afetos ao texto que escolheram para narrar. Assim, o texto deixou de ser signo para se tornar significado, substituindo um tempo por outro, para dar espaço ao sonho.


Os intervenientes envolvidos na atividade tiveram oportunidade de refletir sobre o seu mundo dominado pela ausência de tempo, pelo uso excessivo dos ecrãs, reencontrando-se através da oralidade, potenciada pela prática social de contar com a consciência plena de que nada a substitui, porque esta não se compõe apenas por palavras, mas por palavras que se unem a gestos, entoações, expressões faciais; em suma, a todo um enquadramento humano de que o Homem, enquanto ser social, continua a necessitar.


Parabéns aos alunos que, com a satisfação do regresso à infância, proporcionaram estes momentos únicos!

 

“Vamos à caça do urso”, de Michael Rosen

 

 

“O que fazer quando a tua casa é um zoo”, de John Kelly

 

 

“O Leão que temos cá dentro”, de Rachel Bright

 

 

“O novelo de emoções”, de Elisabete Neves

 

 

Pelos alunos do 11.º AJD

 

GALERIA DE IMAGENS