“Se todo o ano fosse de férias alegres, divertirmo-nos tornar-se-ia mais aborrecido do que trabalhar.”
William Shakespeare.
As férias são, então, uma altura privilegiada para nos regenerarmos, recuperarmos a energia perdida e vivermos o dia a dia de forma diferente. Os seus benefícios envolvem a esfera física, emocional, psicológica e social, ou seja, contribuem para aquela que é a verdadeira definição de Saúde.
Nas férias, devemos “desligar” das pressões diárias, dando ao nosso corpo a oportunidade de relaxar e reduzir o stress acumulado, o que não só nos faz sentir melhor, como melhora o funcionamento dos sistemas cardiovascular e imunológico. Este descanso também contribui para a desaceleração da nossa mente, permitindo que nos reconectemos connosco mesmos e, quem sabe, desenvolver novas perspetivas sobre as nossas vidas e metas, aumentando a nossa motivação e entusiasmo para enfrentar novos desafios. Há estudos que relacionam a exposição a novos ambientes e experiências durante as férias com o aumento da criatividade e a prevenção do esgotamento mental. Ao voltar ao trabalho, após um período de férias, muitas pessoas relatam sentir-se mais criativas, motivadas, determinadas e produtivas.
Outro aspeto importante é que, com a rotina diária menos exigente, durante as férias, temos a oportunidade de estabelecer um horário de sono mais regular e desfrutar de noites mais bem dormidas. O sono adequado é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo e da nossa mente, o que contribui para aumentar a nossa capacidade de concentração e de desempenho no trabalho.
Por último, as férias são igualmente uma oportunidade para fortalecer os nossos laços sociais com amigos e familiares. O tempo com entes queridos, sem as distrações do trabalho, permite-nos nutrir relacionamentos significativos, aumentar a nossa sensação de conexão e apoiar a nossa saúde emocional. Estas interações sociais positivas contribuem para o bem-estar geral e podem ajudar a reduzir o sentimento de isolamento que, às vezes, pode acontecer no local de trabalho.
Assim, não se esqueçam de recarregar baterias, realizar atividades que acarretem bem-estar, incluindo com aqueles que vos são mais importantes, sem deixar de planear e definir metas para o próximo ano letivo. Tudo isto com uma pressão arterial mais baixa, mas o humor em alta!
Votos de boas férias!
Prof.ª Isabel Cristina