Outubro 2024 - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE)

Professora Bibliotecária Paula Oliveira/Curso AJD
02/10/2024

Todos os anos, neste mês, é dada a palavra às Bibliotecas Escolares de todo o mundo, conferindo-lhes a oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem como centro nevrálgico vital nas escolas, mostrando que não são apenas mais um serviço, enfatizando o papel ativo que têm na construção/formação de uma cidadania mais atuante por parte dos seus frequentadores.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

O mote deste ano é “Bibliotecas Escolares: a ligar Comunidades!” (RBE: Rede de Bibliotecas Escolares - rbe.mec.pt), procurando-se, através de leituras, diálogos, visualização de vídeos e jogos, sensibilizar para a importância de que TODOS caminhem para um futuro com mais sentido.


O ano de 2024 perpetuou conflitos em todo o mundo, cerca de 2 mil milhões de pessoas vivem em zonas assombradas pela guerra ou pelo conflito. Falamos de um quarto da população mundial! Entre os milhões de pessoas que vivem em cenários de guerra, muitas são crianças. Uma ameaça a todos os títulos inédita, mas que está a acontecer, prejudicando seriamente este mundo globalizado e colocando em perigo a sobrevivência de várias comunidades.


Neste mundo em constante transformação, as bibliotecas escolares devem assumir-se como agentes de reflexão e transformação de aprendizagens, contribuindo assim para a prossecução do 11.º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável: Cidades e comunidades sustentáveis, definido pelas Nações Unidas para ajudar a transformar o mundo.


O cardeal português D. José Tolentino Mendonça disse, no dia 2 de junho de 2024, no Santuário do Sameiro, que a Igreja Católica deve procurar “novas formas” de presença e “novas linguagens”, promovendo “alianças” em Portugal. “Uma aliança intergeracional que garanta o pão do futuro para os jovens, hoje cercados pela precariedade, e o pão do amor para os mais velhos, que não podem ser postos fora da equação social porque já não são produtivos”. O colaborador do Papa defendeu uma “aliança intercultural” que promova a compreensão da diversidade como “um enriquecimento comunitário e não como uma barreira à coletiva maturação do bem comum”.


Aproveitando o mote da Rede de Bibliotecas Escolares e as palavras de D. José Tolentino de Mendonça, os alunos do Curso de Assessoria Jurídica e Documentação em articulação com a Biblioteca escolar Dr. Nelson Padrão irão lançar um conjunto de atividades, ao longo do mês, esperando que todos os alunos e restante comunidade educativa se sintam, desde já, convidados a participar.

 

Desde a Biblioteca Escolar para TODOS!

 


Professora Bibliotecária Paula Oliveira/Curso AJD

 

GALERIA DE IMAGENS