“Fora de Portas - O Museu Vai ao Encontro da Comunidade”: Atividade promovida pelo Serviço Educativo do Museu dos Transportes e Comunicações

As professoras Sónia Teixeira e Paula Oliveira
04/10/2024

O Colégio Internato dos Carvalhos recebeu o projeto “Fora de Portas – O Museu Vai ao Encontro da Comunidade”, promovido pelo Museu dos Transportes e Comunicações, “habitualmente” instalado no histórico edifício da Alfândega Nova do Porto, situado na zona histórica da cidade junto à margem direita do rio Douro, reconhecida pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

No entanto, no dia 30 de setembro, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Turismo, o Museu abriu portas de uma outra forma, e uma turma do décimo ano, da Área de Ciências Sociais e Humanas, e os alunos do Curso de Património e Turismo tiveram o privilégio de assistir a uma “Conversa à Medida”, com as palestrantes Dr.ª Isabel Tavares” e Dr.ª Daniela Barbieri que explicaram, de forma cativante, a história do Edifício da Alfândega, partindo da exposição itinerante que foi, gentilmente, cedida e montada na Biblioteca Escolar, desde o dia 20 de setembro. As atividades práticas remeteram para a antiga atividade aduaneira, tendo as oradoras conversado e explicado os objetos da coleção do Museu, nomeadamente o boné de despachante; o crachá; a balança; o selo branco e o mata-borrão, completando-os com exemplos de histórias quase na primeira pessoa. Outrora, por esse edifício, passaram muitas mercadorias, realizaram-se muitas transações comerciais, mas, hoje, assume-se, essencialmente, como um espaço onde confluem e são dadas a conhecer muitas culturas e, por isso, pode considerar-se um lugar de Paz.


Aproveitando, mais uma vez, o tema escolhido “Turismo e Paz”, convém refletir que a atividade turística neste mundo dividido é essencial para promover o entendimento e o respeito mútuos. Mais do que uma utopia, o turismo pode legitimamente assumir-se como um real instrumento de paz, ajudando a perceber “o outro”, valorizando as diferenças e desmontando os preconceitos que estão na base de muitos conflitos. É imperativo reconhecer a importância deste setor como um agente de paz, prosperidade, concórdia e de desenvolvimento sustentável.


Alguns dos alunos e docentes que tiveram oportunidade de estar presentes partilharam a importância de promover, na escola, mais momentos culturais profícuos e interessantes, parabenteando as promotoras da atividade.

 

As professoras Sónia Teixeira e Paula Oliveira

 

GALERIA DE IMAGENS