UM LIVRO POR SEMANA: O último cais

Sugestão de João Paulo Cardoso
08/10/2024

“O último cais” é um livro envolvente, chocante, de apertar o coração, mas a característica mais importante é ser um livro simples.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Primeiramente, a narrativa gira em torno de dois protagonistas: Marcos Vaz de Lacerda e a sua esposa Raquel Passos Villa moram na ilha madeirense, no Funchal, e a história passa-se no século XIX. As outas personagens na sua maioria mulheres) têm sempre uma relação com os protagonistas, e cada capítulo serve para apresentá-las e explicar as suas histórias.


A obra apresenta aos leitores a sensação de estar preso e o desejo por liberdade, já que Marcos faz diversas viagens para fora da ilha, não só por conta do trabalho, mas também pelo seu desejo de fuga da sua vida pacata. Como o marido, a esposa também deseja explorar o mundo com o seu marido, mas logo vai descobrir que existe um preço enorme para ser livre. Como já referi, o livro apresenta uma narrativa simples, já que consegue explicar muito bem a história de cada personagem, não aborrecido acompanhar as suas narrativas, como também consegue desenvolver a relação do casal principal, com quem criamos um apego.


Por fim, recomendo esta obra para aqueles que gostam de uma leitura leve, além de que, se prestarmos atenção aos detalhes, se torna uma história totalmente emotiva e de abalar corações.

 

Título: “O último cais”
Autor: Helena marques
Editora: Dom Quixote
Modo/género literário: Narrativo/Romance

 

Sugestão de leitura do aluno João Paulo Rodrigues Cardoso, do 10.º H2

 

GALERIA DE IMAGENS