UM LIVRO POR SEMANA: Jerusalém

Sugestão de Leonor Sousa
18/11/2024

Entre diversas obras literárias de Gonçalo M. Tavares, decidi ler a obra "Jerusalém". A mesma merece ser mencionada graças à sua abordagem única que nos faz levar a uma jornada filosófica e intrigante sobre a mente humana e o comportamento da humanidade.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Por toda a narrativa, existe uma apresentação de personagens que se destacam pela sua mente complexa e perigosa, e outras pela busca emocional de um sentido para a vida. Todas estão a lutar contra as suas obsessões, os seus medos e a sua própria mente. Enquanto isso, o escritor estabelece ligações entre as personagens, criando momentos entre as mesmas de forma gradual, fazendo fluir o enredo. O mesmo recorre também a uma linguagem apropriada para explorar tópicos humanos profundos como a solidão, a loucura e o desejo de revelar a verdade, fazendo com que o leitor reflita sobre as questões existenciais da vida humana.


Para além disso, existem muitas reviravoltas inesperadas e revelações chocantes que nos prendem à narrativa. No entanto, não é uma leitura fácil. Há uma complexidade e profundidade em muitos dos temas presentes no livro, que faz com haja uma maior atenção e reflexão por parte do leitor.
Em última análise, Jerusalém é um romance interessante e filosófico, que lida com uma das antíteses inconfundíveis da existência humana – não pode haver humanidade sem horror. Todos devem ler e apreciar esta narrativa!

 

Título: Jerusalém
Autor: Gonçalo M. Tavares
Editora: Relógio D’Água
Modo/género literário: Narrativo/Romance

 

Sugestão de leitura da aluna Leonor Oliveira de Sousa

 

GALERIA DE IMAGENS