Aula Aberta no CIC - Modelos Matemáticos nas Eleições e na Partilha

Prof.ª Fernanda Belém
13/12/2024

Foi um privilégio receber, no Colégio Internato dos Carvalhos, no dia 12 de dezembro, a Dr.ª Veneranda Barbosa para uma aula aberta na biblioteca escolar Dr. Nélson Padrão, das 9h00 às 10h35.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

O reconhecimento do Ensino Secundário como um ciclo que é parte integrante da formação geral dos jovens, incluindo a escolaridade obrigatória, cria um contexto em que todas as disciplinas, incluindo a Matemática, devem contribuir para o desenvolvimento dos alunos enquanto cidadãos ativos, conscientes, informados e interventivos.

A crescente relevância do papel da Matemática na sociedade atual realça a importância e a necessidade de dotar os alunos de ferramentas matemáticas de análise dos processos sociais, que estão na base de uma cidadania ativa.”
(Aprendizagens Essenciais/Articulação com o Perfil do aluno)

 

Licenciada em Direito pela Universidade Moderna do Porto e com uma carreira profissional diversificada, que abrange áreas como a Matemática, o Direito, o Desporto, o Voluntariado e a Política, é atualmente membro da Assembleia de Freguesia de Mafamude/Vilar do Paraíso e estudiosa de temas sobre os Territórios e a Coesão Social, fazendo, também, parte de grupos de estudo e reflexão políticos.

 

A Dr.ª Veneranda veio ao Colégio partilhar com os alunos do 11.º ano, que frequentam a disciplina de Matemática B, como a Matemática pode ser usada na leitura e análise de resultados eleitorais. Ligou a Matemática à política, às questões sociais, à análise de dados, às sondagens, às estatísticas, às votações, ao apuramento de resultados e à determinação de vencedores. Destacou a importância desta ciência no crescimento e desenvolvimento da Humanidade, na compreensão de situações e problemas e na facilitação da vida diária.

 

No Colégio Internato dos Carvalhos, privilegiamos todas as formas de expressão dos jovens sobre as questões da Cidadania responsável, empoderando-os para se erguerem na defesa de um mundo melhor, mais proativo e mais solidário. Assim, porque acreditamos que os jovens são determinantes para o futuro coletivo, à boleia das ferramentas da matemática estivemos, nesta aula aberta, que combinou números e letras, a refletir sobre Direitos que nos trazem, também, Deveres.

 

Agradecemos a presença da Dr.ª Veneranda Barbosa, pois foi um gosto recebê-la no CIC.

 

Prof.ª Fernanda Belém

 

 

GALERIA DE IMAGENS