Assim, em cinco grupos, organizados por áreas de estudo, todos os alunos foram convidados, ao longo do dia 17 de dezembro, último dia de aulas do 1.º período, para estarem presentes no nosso pavilhão gimnodesportivo, previamente preparado e decorado para o efeito. Aí puderam usufruir de um tempo de paragem e reflexão, cuidadosamente preparado pelo Conselho de Pastoral, que se desenvolveu em torno da Esperança, palavra forte no tempo de Advento que estamos a viver.
A celebração iniciou-se ao som de uma música de um artista iraniano, um tema simples em jeito de oração pela paz, que lhe valeu uma condenação a 3 anos e 8 meses de prisão pelo regime iraniano. Com esse fundo musical, entrou no espaço uma vela, símbolo material da presença de Deus, uma luz que nos guia no caminho e um calor que nos acalenta nos momentos mais difíceis. Seguiu-se um momento de reflexão pessoal, em que cada um foi convidado a construir a melhor versão de si mesmo, procurando não repetir os momentos em que não foi fiel aos seus valores, aos seus princípios, ao seu projeto de vida. Esses momentos de fragilidade foram deixados no altar, queimados para, simbolicamente, serem convertidos em força e coragem pelo Pai que é Amor e perdão.
Sendo o tema da celebração “A caminho do Natal. Um caminho de esperança.”, a reflexão proposta partiu do Evangelho de São Lucas em que este descreve a “viagem” da Sagrada Família da Nazaré até Belém. Este percurso, “ao encontro” do menino que ia nascer, foi o pretexto para reforçar a Esperança que renasce a cada Natal, uma esperança de que os valores do Amor, da Paz, da Família e da Fraternidade, que Jesus nos veio ensinar a viver em plenitude, prevaleçam num mundo cada vez mais dominado por guerras, ódios, egoísmo e solidão.
A celebração terminou com um convite a que cada um dos alunos levasse para casa um pequeno papel com a palavra “Esperança” e que a utilizassem como desbloqueador de conversa para partilharem com as suas famílias o que viveram e sentiram neste momento de interioridade e crescimento pessoal.
Há que fazer um agradecimento a todas as famílias que, respondendo a um pequeno questionário, se fizeram também presentes neste momento comunitário de reflexão e oração. Um “Obrigado” também ao Sr. Floriano, pai de um nosso aluno, por ter disponibilizado o seu tempo (e equipamento da sua empresa) para melhorar as condições de som da nossa celebração.
Votos de um Santo Natal a toda a Comunidade CIC. Que, no caminho que fazemos juntos, sejamos sinal de esperança e Amor, uns para os outros.
Pel’ O Conselho de Pastoral
Prof. Carlos Coutinho